Princípios da imagem pessoal: impressões
Citação de Katia Jeane Alves Mota em dezembro 17, 2022, 9:08 pmA construção da imagem pessoal é cercada por resignificação a partir da percepção individual e de fatores externos -diga-se, do olhar e interferência do Outro(s)- , que se vão agregando ao longo da vida.A criação da imagem pessoal se inicia na infância, a partir de estímulos externos que envolvem a formação do conceito do Eu individual, do outro e da percepção do espaço com tudo que há.
A construção da imagem pessoal é cercada por resignificação a partir da percepção individual e de fatores externos -diga-se, do olhar e interferência do Outro(s)- , que se vão agregando ao longo da vida.A criação da imagem pessoal se inicia na infância, a partir de estímulos externos que envolvem a formação do conceito do Eu individual, do outro e da percepção do espaço com tudo que há.
Citação de Servio Garcia em dezembro 20, 2022, 9:30 pmFreud, Lacan e outros nos ensinam que a constituição do EU, à partir da imagem corporal, refere-se a um lugar a cerca do imaginário, em que a imagem da mãe, se mistura com a própria imagem no espelho e a imagem do outro, com suas diferenças e oposições.
A imagem, na representação social, nos traz um conjunto de conceitos na vida diária, nas comunicações interindividuais. Permitindo-nos a interpretar aspectos da realidade e agir em relação à elas.
A imagem do sujeito tem uma ligação íntima, entre sua imagem e a do outro, que se dá através do contato com o mundo exterior. Tendo os sentidos ( TATO, VISAO, AUDIÇÃO...) como o mair desenvolvedor da imagem do eu e se estrutura nos contatos sociais.
Freud, Lacan e outros nos ensinam que a constituição do EU, à partir da imagem corporal, refere-se a um lugar a cerca do imaginário, em que a imagem da mãe, se mistura com a própria imagem no espelho e a imagem do outro, com suas diferenças e oposições.
A imagem, na representação social, nos traz um conjunto de conceitos na vida diária, nas comunicações interindividuais. Permitindo-nos a interpretar aspectos da realidade e agir em relação à elas.
A imagem do sujeito tem uma ligação íntima, entre sua imagem e a do outro, que se dá através do contato com o mundo exterior. Tendo os sentidos ( TATO, VISAO, AUDIÇÃO...) como o mair desenvolvedor da imagem do eu e se estrutura nos contatos sociais.