Princípios da Imagem Pessoal: Uma Análise sob as Teorias de Freud, Lacan e Dolto
Citação de claudhy em setembro 10, 2023, 3:28 amDe acordo com Freud, o eu é a parte do que foi modificado pela interferência do outro, ou seja do mundo externo, via os sistemas percepção-consciência. Segundo Freud, nossas percepções sobre nós mesmos são fortemente influenciadas pelo relacionamento com nossos pais. As interações durante essa fase crítica moldam nossa autoimagem e nossa autoestima. Portanto, a imagem pessoal é, em grande parte, um reflexo das experiências da infância.
Jacques Lacan, trouxe uma perspectiva única para a discussão da imagem pessoal. Ele introduziu o conceito do "estádio do espelho", que descreve o momento em que uma criança se vê no espelho pela primeira vez e desenvolve uma noção de si mesma como um ser separado dos outros. Lacan argumenta que esse processo é fundamental para a construção da identidade e da imagem pessoal, pois é quando começamos a nos ver como os outros nos veem.
Françoise Dolto, concentrou-se na comunicação não-verbal como um componente crucial da imagem pessoal. A visão de mundo de uma
criança está de acordo à sua imagem atual do corpo e depende desta. Portanto, será por intermediação dessa imagem do corpo que podemos entrar em contato com ela.Embora Freud, Lacan e Dolto abordem a imagem pessoal de maneiras diferentes, suas ideias podem ser integradas para uma compreensão mais completa. A autoimagem é uma construção complexa que envolve elementos da infância, a percepção do eu e a comunicação não-verbal. É a interseção dessas influências que molda como nos vemos e como interagimos com o mundo.
De acordo com Freud, o eu é a parte do que foi modificado pela interferência do outro, ou seja do mundo externo, via os sistemas percepção-consciência. Segundo Freud, nossas percepções sobre nós mesmos são fortemente influenciadas pelo relacionamento com nossos pais. As interações durante essa fase crítica moldam nossa autoimagem e nossa autoestima. Portanto, a imagem pessoal é, em grande parte, um reflexo das experiências da infância.
Jacques Lacan, trouxe uma perspectiva única para a discussão da imagem pessoal. Ele introduziu o conceito do "estádio do espelho", que descreve o momento em que uma criança se vê no espelho pela primeira vez e desenvolve uma noção de si mesma como um ser separado dos outros. Lacan argumenta que esse processo é fundamental para a construção da identidade e da imagem pessoal, pois é quando começamos a nos ver como os outros nos veem.
Françoise Dolto, concentrou-se na comunicação não-verbal como um componente crucial da imagem pessoal. A visão de mundo de uma
criança está de acordo à sua imagem atual do corpo e depende desta. Portanto, será por intermediação dessa imagem do corpo que podemos entrar em contato com ela.
Embora Freud, Lacan e Dolto abordem a imagem pessoal de maneiras diferentes, suas ideias podem ser integradas para uma compreensão mais completa. A autoimagem é uma construção complexa que envolve elementos da infância, a percepção do eu e a comunicação não-verbal. É a interseção dessas influências que molda como nos vemos e como interagimos com o mundo.
Citação de Marco Nicolau em outubro 3, 2023, 5:05 pmOlá. Me chamo Marco Antônio e sou aluno do curso de piscanalise clinica do Instituto Videira assim como vc e gostaria de montar um grupo de debate e troca de experiências entre nós alunos...se quiser entre em contato comigo pelo WhatsApp (32) 98871-7111
Acredito que essa seja uma formar de compartilhar aprendizados e experiências vivenciais. A onde poderemos troca ideias e tirar dúvida sobre conteúdo e é claro um bom Network afinal de contas em breve estaremos atuando como profissional nessa área que tanto amamos.
Espero o contato de vcs para podemos nos organizar. Um abraço
Olá. Me chamo Marco Antônio e sou aluno do curso de piscanalise clinica do Instituto Videira assim como vc e gostaria de montar um grupo de debate e troca de experiências entre nós alunos...se quiser entre em contato comigo pelo WhatsApp (32) 98871-7111
Acredito que essa seja uma formar de compartilhar aprendizados e experiências vivenciais. A onde poderemos troca ideias e tirar dúvida sobre conteúdo e é claro um bom Network afinal de contas em breve estaremos atuando como profissional nessa área que tanto amamos.
Espero o contato de vcs para podemos nos organizar. Um abraço