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Princípios da matrizes teóricas da psicologia social

A Psicologia Social é enriquecida por diversas matrizes teóricas, cada uma oferecendo princípios distintos que ajudam a entender as complexas interações entre indivíduos e a sociedade. Aqui estão os principais princípios das principais matrizes teóricas da psicologia social:

1. Teoria da Cognição Social
A Teoria da Cognição Social explora como as pessoas processam, armazenam e aplicam informações sobre outras pessoas e situações sociais.

Princípios:

Esquemas: Estruturas mentais que organizam e guiam a percepção e interpretação das informações sociais.
Heurísticas: Atalhos mentais que facilitam a tomada de decisões rápidas e eficientes.
Processamento de Informação: Como as pessoas selecionam, interpretam e lembram informações sociais.
2. Teoria da Troca Social
A Teoria da Troca Social sugere que as interações sociais são baseadas em uma análise de custos e benefícios, onde os indivíduos buscam maximizar seus ganhos e minimizar suas perdas.

Princípios:

Recompensas e Custos: Interações sociais são avaliadas com base nos benefícios recebidos e nos custos incorridos.
Equidade: A percepção de justiça e equilíbrio nas trocas sociais é crucial para a satisfação nas relações.
Reciprocidade: A expectativa de que as ações dos outros serão correspondidas de maneira equivalente.
3. Teoria da Identidade Social
A Teoria da Identidade Social foca em como a identidade dos indivíduos é influenciada pela pertença a grupos sociais e como isso afeta a autoestima e o comportamento.

Princípios:

Categorização Social: O processo de classificar pessoas, incluindo a si mesmo, em grupos sociais.
Identidade Social: Parte do autoconceito derivado da pertença a grupos.
Comparação Social: Comparar o grupo de pertença (ingroup) com outros grupos (outgroup) para favorecer o próprio grupo.
4. Teoria da Atribuição
A Teoria da Atribuição examina como as pessoas explicam as causas do comportamento próprio e dos outros, distinguindo entre fatores internos e externos.

Princípios:

Atribuições Internas vs. Externas: Explicações baseadas em características pessoais ou em circunstâncias situacionais.
Erro Fundamental de Atribuição: Tendência de subestimar influências situacionais e superestimar disposições pessoais.
Viés do Observador-Ator: Tendência de atribuir o próprio comportamento a fatores situacionais e o comportamento dos outros a disposicionais.
5. Teoria da Consistência Cognitiva
A Teoria da Consistência Cognitiva propõe que as pessoas têm uma necessidade de manter a consistência entre suas atitudes, crenças e comportamentos.

Princípios:

Dissonância Cognitiva: Tensão resultante de inconsistências entre atitudes, crenças e comportamentos.
Mudança de Atitude: Ajustes nas atitudes para reduzir a dissonância.
Justificação de Esforço: Tendência de valorizar mais os resultados que exigiram grande esforço.
6. Teoria da Aprendizagem Social
A Teoria da Aprendizagem Social enfatiza que o comportamento é aprendido através da observação e imitação dos outros, bem como através de recompensas e punições.

Princípios:

Modelagem: Aprender comportamentos observando e imitando os outros.
Reforço: Recompensas e punições que influenciam a probabilidade de um comportamento ocorrer novamente.
Autoeficácia: Crença na própria capacidade de executar ações que influenciam eventos.
7. Teoria dos Papéis
A Teoria dos Papéis analisa como as expectativas sociais e os papéis sociais influenciam o comportamento das pessoas.

Princípios:

Normas Sociais: Regras e expectativas sobre como se comportar em diferentes contextos sociais.
Desempenho de Papel: Comportamento esperado de uma pessoa em um determinado papel social.
Conflito de Papel: Ocorrência quando as expectativas de diferentes papéis são incompatíveis.
Conclusão
Cada uma dessas teorias oferece uma lente distinta para analisar e compreender o comportamento humano em contextos sociais. Juntas, elas fornecem uma base teórica abrangente que permite aos psicólogos sociais explorar as múltiplas facetas das interações humanas e desenvolver intervenções para promover o bem-estar individual e social.