"PsicaImagem"
Citação de Julove em maio 27, 2025, 11:13 pm"Em Psicanálise, podemos dizer que a Imagem Pessoal, além de ser definida pelo Pré Consciente e Consciente, é definida também pelo Inconsciente. O que nos leva a compreender, que a forma como nos vemos, não se trata apenas do que achamos, enxergamos ou os outros dizem que somos. No fundo no fundo, ao olharmos no espelho, temos uma leve certeza que existe sempre algo além do que realmente se mostra. A perspectiva do Inconsciente é a real projeção de quem somos, não importando o quão severa ou flexível seja. Se positiva ou negativa, boa ou ruim, o Inconsciente não exita ao descrevê la, o que torna difícil de aceitar ou acreditar durante experiências e vivências frustrantes. Então desconfiamos do ID e buscamos pela opinião do Ego, que tem mais a ver com olhar para o outro e perceber o que temos de semelhante. Na perspectiva do Ego, o outro é o meu espelho. A identificação parece tão real que parece até sermos o mesmo em vários reflexos. Mas se começo a me perder e passo a não saber mais quem sou, como sou, ou o quê sou, volto me para a perspectiva do Superego, convicto de que as crenças, valores, dogmas e paradigmas que recebi e aprendi a partir do coletivo, definem melhor a minha própria imagem."
"Em Psicanálise, podemos dizer que a Imagem Pessoal, além de ser definida pelo Pré Consciente e Consciente, é definida também pelo Inconsciente. O que nos leva a compreender, que a forma como nos vemos, não se trata apenas do que achamos, enxergamos ou os outros dizem que somos. No fundo no fundo, ao olharmos no espelho, temos uma leve certeza que existe sempre algo além do que realmente se mostra. A perspectiva do Inconsciente é a real projeção de quem somos, não importando o quão severa ou flexível seja. Se positiva ou negativa, boa ou ruim, o Inconsciente não exita ao descrevê la, o que torna difícil de aceitar ou acreditar durante experiências e vivências frustrantes. Então desconfiamos do ID e buscamos pela opinião do Ego, que tem mais a ver com olhar para o outro e perceber o que temos de semelhante. Na perspectiva do Ego, o outro é o meu espelho. A identificação parece tão real que parece até sermos o mesmo em vários reflexos. Mas se começo a me perder e passo a não saber mais quem sou, como sou, ou o quê sou, volto me para a perspectiva do Superego, convicto de que as crenças, valores, dogmas e paradigmas que recebi e aprendi a partir do coletivo, definem melhor a minha própria imagem."