Psicanálise - A constituição do eu.
Citação de Romério de Souza Serra em maio 10, 2025, 1:42 amEm termos gerais, na psicanálise, a constituição do eu refere-se ao processo dinâmico e contínuo pelo qual um indivíduo desenvolve um senso de si mesmo, uma identidade psíquica relativamente estável e a capacidade de se reconhecer como distinto dos outros e do mundo externo. Essa construção não é um evento único, mas sim um desenvolvimento complexo que se inicia na infância e continua a se transformar ao longo da vida, sendo profundamente influenciado pelas experiências, relações interpessoais e a internalização de normas e valores sociais.
Em termos gerais, na psicanálise, a constituição do eu refere-se ao processo dinâmico e contínuo pelo qual um indivíduo desenvolve um senso de si mesmo, uma identidade psíquica relativamente estável e a capacidade de se reconhecer como distinto dos outros e do mundo externo. Essa construção não é um evento único, mas sim um desenvolvimento complexo que se inicia na infância e continua a se transformar ao longo da vida, sendo profundamente influenciado pelas experiências, relações interpessoais e a internalização de normas e valores sociais.