PSICANÁLISE: CONCEITO DO EU E DA PERSONALIDADE
Citação de Douglas Hirosse Justino da Silva em fevereiro 6, 2023, 4:46 pmA psicanálise pode ser compreendida como uma abordagem, um método terapêutico, um sistema de pensamento, um modo de transmissão e construção de saber. Os três pilares salientados por Freud são: o inconsciente, o complexo de Édipo e a sexualidade. A constituição do EU está relacionada com a questão do narcisismo primário e o desenvolvimento da personalidade — que, segundo a psicanálise, é desenvolvida e constituída pelas três instâncias: id, ego e superego. O “eu” tem uma referência de núcleos no sistema perceptivo e consciente. É um eu corporal uma projeção psíquica da superfície do corpo. O Eu origina–se do contato do indivíduo com a realidade – ainda é responsável pelo teste de realidade. Antes, na primeira tópica, havia a dúvida se ele comportaria uma parte inconsciente (no artigo ora referido). A resposta é definitiva, ele é em grande parte inconsciente, aprofunda-se no recalcado, sua base está em contato com o isso.
A psicanálise pode ser compreendida como uma abordagem, um método terapêutico, um sistema de pensamento, um modo de transmissão e construção de saber. Os três pilares salientados por Freud são: o inconsciente, o complexo de Édipo e a sexualidade. A constituição do EU está relacionada com a questão do narcisismo primário e o desenvolvimento da personalidade — que, segundo a psicanálise, é desenvolvida e constituída pelas três instâncias: id, ego e superego. O “eu” tem uma referência de núcleos no sistema perceptivo e consciente. É um eu corporal uma projeção psíquica da superfície do corpo. O Eu origina–se do contato do indivíduo com a realidade – ainda é responsável pelo teste de realidade. Antes, na primeira tópica, havia a dúvida se ele comportaria uma parte inconsciente (no artigo ora referido). A resposta é definitiva, ele é em grande parte inconsciente, aprofunda-se no recalcado, sua base está em contato com o isso.