Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Psicanálise e Behaviorismo

No contexto geral, no caminho do conhecimento da Psicanálise e do Behaviorismo ambos entrelaço entre si e se torna um grande universo.

NICOLAS PEREIRA BORCEZI has reacted to this post.
NICOLAS PEREIRA BORCEZI

Psicanalise, o conceito principal é o desvendar do inconsciente, o qual Freud acreditava controlar o indivíduo... O psicanalista, então, tem como principal função nos ajudar a superar traumas, preocupações, medos e dores emocionais conforme a análise do inconsciente.

Behaviorismo é uma teoria psicológica que objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos.

NICOLAS PEREIRA BORCEZI has reacted to this post.
NICOLAS PEREIRA BORCEZI

Eu acredito que retirar a consciência na análise comportamental pode ter sido um grande erro. Veremos na continuação do curso, posso estar errado mas a meu ver Freud estava certo quando descobriu e resolveu investigar o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Todos estão em nós, não somos máquinas.

Enquanto o Behaviorismo destaca o comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos, a Psicanálise enfatiza a centralidade da mente, acreditando que o inconsciente tem o potencial para motivar o comportamento.

A psicanálise é voltada para o inconsciente , sendo esse o motivador do comportamento.

No  Behaviorismo o inconsciente da lugar ao estudo do comportamento ,sendo este as respostas dos estímulos externos.