Psicanálise e Behaviorismo
Citação de Flavia Nascimento Moraes em janeiro 6, 2024, 12:00 amO behaviorismo é uma abordagem psicológica que se concentra no estudo observável e mensurável do comportamento. Desenvolvido principalmente por John B. Watson e B.F. Skinner, o behaviorismo considera o comportamento como uma resposta a estímulos externos e enfatiza a importância do ambiente na formação do comportamento. O condicionamento clássico (associativo) e o condicionamento operante (baseado em consequências) são conceitos-chave no behaviorismo. Em resumo, enquanto a psicanálise explora os processos mentais inconscientes e a influência do passado na personalidade, o behaviorismo se concentra no comportamento observável e nas interações entre o indivíduo e o ambiente externo.
O behaviorismo é uma abordagem psicológica que se concentra no estudo observável e mensurável do comportamento. Desenvolvido principalmente por John B. Watson e B.F. Skinner, o behaviorismo considera o comportamento como uma resposta a estímulos externos e enfatiza a importância do ambiente na formação do comportamento. O condicionamento clássico (associativo) e o condicionamento operante (baseado em consequências) são conceitos-chave no behaviorismo. Em resumo, enquanto a psicanálise explora os processos mentais inconscientes e a influência do passado na personalidade, o behaviorismo se concentra no comportamento observável e nas interações entre o indivíduo e o ambiente externo.
Citação de Cristhian Magnus De Marco em janeiro 8, 2024, 2:30 pmParece-me que as duas escolas concorrem para uma análise complexa e holística de um analisante. Nenhuma contribuição pode ser descartada de plano, pois, a depender da evolução manifestada pelo paciente, todos os argumentos e diálogos podem contribuir.
Parece-me que as duas escolas concorrem para uma análise complexa e holística de um analisante. Nenhuma contribuição pode ser descartada de plano, pois, a depender da evolução manifestada pelo paciente, todos os argumentos e diálogos podem contribuir.