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Psicanalise e Behaviorismo

  • A psicanalise possui uma dimensão hermenêutica.
  • A introdução do inconsciente colocou por terra a ideia de um “eu” consciente, ao dar destaque a uma vida anterior produzida a partir da experiência e da história de vida do sujeito.
  • Couto 2017: aponta que a noção de sujeito de Freud está relacionada com a pulsão sexual e as formas de desenvolvimento infantil, que se dão apartir da busca por satisfação libidinal por meio das zonas erógenas. Esse processo acontece por meio do corpo, que é tomado como referência para a obtenção do prazer.
  • Ao caracterizar a vida psíquica infantil, Freud apontou quatro fases do desenvolvimento: oral, anal, fálica, genital; que culminam na constituição do sujeito apartir das pulsões fragmentadas da vida infantil, em um domínio genital da vida adulta, por meio do complexo de Édipo, da diferença sexual e do complexo de castração a partir do falo, enquanto símbolo de completude e poder.
  • Rubim 1975: destaca que o complexo de Édipo, exacerbaria no plano do inconsciente a diferença sexual, pois é uma etapa em que as crianças passariam por um reconhecimento da diferença anatômica. De acordo, na fase edipiana, a criança encerra todas as possibilidades sexuais possíveis de expressão. Ao alcançar a resolução do complexo, a libido e a identidade de gênero da criança estarão organizadas de acordo com as regras da cultura a que pertence.
  • As crianças pré edipianas apresentam toda a gama de atitudes libidinais, ativas e passivas sendo a mãe o objeto do desejo.
  • Para Couto 2017: o complexo de Édipo seria um mecanismo para a produção de personalidade.
  • Se Freud realizou suas teorizações a partir da análise dos adultos, Melanie e Klein o fez a partir da observação de crianças na clínica. Ela constituiu um corpus teórico sobre as relações objetais transformando a perspectiva freudiana a demonstrar um mundo interno infantil, marcado por fantasia, ansiedades, figuras boas ou más que expunham a criança a pulsão de vida e morte, isto é, impulsos agressivos e libidinais.
  • Segundo a metapsicologia Kleniana, cada criança nasce com um dote pulsional, um quantum de pulsão de vida e morte, cujo os equilíbrios se mantêm quando o bebe está livre de tensões internas e externas. Dessa forma, as experiências gratificadoras reforçam a pulsão de vida e as frustradoras intensificam a pulsão de morte. Na perspectiva Kleniana as fases do desenvolvimento seriam descritas nos primeiros meses de vida da criança como: esquizoparanóide e depressiva.
  • A fase esquizoparanóide, diz respeito a relação com o seio materno entre gratificação e frustração, dado o aspecto inicial da amamentação e a relação amorosa e de cuidado inicial dispensada a criança. Por isso, a cisão entre um objeto mau em oposição ao objeto bom contribui para que haja um equilíbrio entre os impulsos libidinais protegendo o ego.
  • Behaviorismo: por se tratar de um campo múltiplo formado por diversas perspectivas, recebeu diferentes avaliações: reducionista, mecanicista, positivista entre outros.
  • Segundo Schultz e Schultz, o Behaviorismo objetava construir a psicologia como uma ciência de comportamento, a qual teria como objeto, atos que fossem observáveis, descritos mediante a apresentação do estimulo e da resposta. Nesse sentido, seria objetiva, mensurável e experimental.
  • Os dois importantes autores são:
  • Watson: é tributada a ele a formação como ciência psicológica a partir da publicação da obra, Psychology as the Behauviprist views it. Como ciência não usaria qualquer dos termos tradicionais referentes a mente e a consciência; evitaria a subjetividade da introspecção e as analogias entre o animal e om humano e estudaria apenas o comportamento objetivamente observável.
  • Skinner: seria um compromisso da psicologia enquanto ciência com os atos públicos, com aquilo que é observável pelo investigador a partir da análise metódica. Ele desenvolveu o Behaviorismo radical. Criou sua teoria apartir da interação entre os seres vivos e o ambiente baseado em experimentos.