Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

PSICANÁLISE E BEHAVIORISMO

Ao estudar a Psicanálise e o Behaviorismo percebi como cada uma traz uma visão única sobre o comportamento humano e o funcionamento da mente. A Psicanálise, com sua profundidade na compreensão do inconsciente, me mostrou que muitos dos nossos sentimentos, desejos e conflitos estão além do que conseguimos perceber conscientemente. Isso me fez refletir sobre a importância de olhar para além do óbvio e reconhecer que a nossa história interna pode influenciar profundamente nossas escolhas e emoções.
Já o Behaviorismo, com seu foco na observação dos comportamentos e nas aprendizagens adquiridas pelo ambiente, me ensinou que somos também moldados pelas nossas experiências externas e que mudanças concretas podem ocorrer através de práticas sistemáticas. Essa abordagem me trouxe uma perspectiva prática e objetiva sobre como hábitos e atitudes podem ser transformados.
Ao integrar esses dois assuntos, aprendi que compreender o ser humano exige tanto a escuta sensível de sua subjetividade quanto a análise dos seus comportamentos observáveis. Essa visão integrada me ajuda a valorizar a complexidade do indivíduo e reforça a importância de abordagens múltiplas e respeitosas na prática psicológica.