Psicanalise e Behaviorismo
Citação de PBrittes em agosto 15, 2025, 12:26 pmA psicanálise, iniciada por Sigmund Freud, busca compreender o funcionamento da mente humana a partir do inconsciente, valorizando a história de vida, os desejos e os conflitos internos. Ele descreveu fases do desenvolvimento infantil e destacou o papel das pulsões e do Complexo de Édipo na formação da personalidade. Melanie Klein aprofundou essa visão estudando crianças e mostrando a importância das relações precoces com figuras cuidadoras, enquanto Jacques Lacan trouxe a ideia de que o inconsciente é estruturado como uma linguagem, ressaltando processos simbólicos e o papel do “nome-do-pai” na constituição do sujeito.
O behaviorismo, iniciado por John B. Watson, propõe estudar apenas o comportamento observável, abandonando explicações baseadas em estados mentais. Ele defende que o comportamento é resultado da relação entre estímulos e respostas, podendo ser analisado de forma objetiva e experimental. B. F. Skinner ampliou essa abordagem com o behaviorismo radical, enfatizando o papel do ambiente e do reforço na aprendizagem, especialmente através do comportamento operante, no qual ações que produzem consequências positivas tendem a se repetir.
A psicanálise, iniciada por Sigmund Freud, busca compreender o funcionamento da mente humana a partir do inconsciente, valorizando a história de vida, os desejos e os conflitos internos. Ele descreveu fases do desenvolvimento infantil e destacou o papel das pulsões e do Complexo de Édipo na formação da personalidade. Melanie Klein aprofundou essa visão estudando crianças e mostrando a importância das relações precoces com figuras cuidadoras, enquanto Jacques Lacan trouxe a ideia de que o inconsciente é estruturado como uma linguagem, ressaltando processos simbólicos e o papel do “nome-do-pai” na constituição do sujeito.
O behaviorismo, iniciado por John B. Watson, propõe estudar apenas o comportamento observável, abandonando explicações baseadas em estados mentais. Ele defende que o comportamento é resultado da relação entre estímulos e respostas, podendo ser analisado de forma objetiva e experimental. B. F. Skinner ampliou essa abordagem com o behaviorismo radical, enfatizando o papel do ambiente e do reforço na aprendizagem, especialmente através do comportamento operante, no qual ações que produzem consequências positivas tendem a se repetir.