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PSICANALISE E BEHAVIORISMO MODULO 4

ESCOLA DA PSICOLOGIA : PSICANALISE E BEHAVIORISMO

RESUMO

PSICANALISE DE FREUD A LACAN

 

A PSICANALISE TEVE ORIGEM DO FIM DO SECULO XIX,POR SIGMUND FREUD, NEUROLOGISTA, APRESENTANDO OUTRA CONCEPÇÃO DE SUJEITO.

NESTA ÉPOCA A PSICANALISE ERA DIRIGIDA PARA COMPREENDER O COMPORTAMENTO PATOLÓGICO DE PACIENTES, PELA OBSERVAÇÃO CLINICA, POSSIBILITANDO O ESTUDO DO INCONSCIENTE DEMONSTRANDO QUE OS SINTOMAS, ASSIM COMO INIBIÇÕES E HESITAÇÕES SENSORIAIS, NADA TINHAM DE BIOLÓGICOS, MAS SIM DA SUBJETIVIDADE, DO PSIQUISMO.

DESENVOLVIDO ESTE CONCEITO, DE QUE A SUBJETIVIDADE É TRANSFERIDA ATRAVÉS DE SÍMBOLOS, QUE SÃO ENTENDIDOS PELO PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO , PELA ESCUTA CLINICA, CONCLUE -SE QUE A PSICANALISE TEM DIMENSÃO HERMENÊUTICA.

DENTRE OS SEGUIDORES DE FREUD QUE SE DESTACARAM, MELAINE KLAIN E LACAN FUNDADORES DE ESCOLA, CADA UM COM SUA CONCEPÇÃO DE SUJEITO, QUE SE DESENVOLVE A PARTIR DO CONCEITO DE FREUD.

A NOÇÃO DE SUJEITO POR FREUD, SE DÁ POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ATRAVÉS DAS PULSÕES SEXUAIS QUE BUSCA POR SATISFAÇÃO LIBIDINAL PELAS ZONAS ERÓGENAS.

CARACTERIZANDO A A VIDA PSIQUICA INFANTIL FREUD APONTA AS FASES PSICOSSEXUAIS QUE SÃO: ORAL, ANAL, FÁLICA, LATENTE E GENITAL.

O QUE LEVA A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO, A ORGANIZAÇÃO DAS PULSÕES, QUE SÃO FRAGMENTADAS NA VIDA INFANTIL, EM UM DOMÍNIO GENITAL DA VIDA ADULTA.

O RESULTADO DESTE PROCESSO É A COMPREENSÃO DA FASE GENITAL, PELO COMPLEXO DE EDIPO, DA DIFERENÇA SEXUAL, PELO PROCESSO DE CASTRAÇÃO, A PARTIR DO FALO, SENDO SIMBOLO DE COMPLETUDE E DE PODER. O COMPLEXO DE EDIPO TRAZ AO INCONSCIENTE A DIFERENÇA SEXUAL, É UMA ETAPA QUE AS CRIANÇAS ENTENDEM E RECONHECEM A DIFERENÇA ANATÔMICA.

NA FASE PRÉ EDIPIANA AS CRIANÇAS, APRESENTAM AS ATITUDES LIBIDINAIS TANTO ATIVAS E PASSIVAS, SENDO QUE O OBJETO DE DESEJO É A MÃE.

CHEGANDO A RESOLUÇÃO DO COMPLEXO A LIBIDO E A IDENTIDADE DE GÊNERO DA CRIANÇA JÁ ESTÃO ORGANIZADA, CONFORME AS REGRAS DA CULTURA QUE ELA PERTENCE. COUTO DIZ QUE O COMPLEXO DE ÉDIPO É UM MECANISMO PARA A PRODUÇÃO DA PERSONALIDADE.

FREUD REALIZOU SUAS OBSERVAÇÕES CLINICAS EM ADULTOS, MELAINE KLAIN A FEZ EM CRIANÇAS, CONSTITUINDO O CORPUS TEÓRICO DAS RELAÇÕES OBJETAIS ASSIM DEMONSTRANDO O MUNDO INTERNO INFANTIL, QUE É MARCADO POR FANTASIAS, ANSIEDADES, FIGURAS BOAS E MÁS LEVANDO A CRIANÇA A PULSÕES DE VIDA E DE MORTE SENDO ESTES IMPULSOS AGRESSIVOS E LIBIDINAIS.

Teoria Kleiniana: cada criança nas ce com dote pulsinal, um quantum de pulsão de vida e de morte, o equilibrio se dá quando o bebê está livre das tensões internas e externas, experiencias gratificantes como o carinho da mãe, reforçam a pulsão de vida, e experiencias frustrantes a pulsão de morte.

DENTRO DESTA PERSPECTIVA AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DOS PRIMEIROS MESES DE VIDA SÃO DESCRITAS COMO ESQUIZOPARANOIDE E DEPRESSIVA .

SENDO ESQUIZOPARANIODE: O QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE RELAÇÃO COM O SEIO MATERNO, ENTRE GRATIFICAÇÃO E FRUSTRAÇÃO, SENDO O ASPECTO INICIAL DA AMAMENTAÇÃO E A RELAÇÃO AMOROSA E O CUIDADO DISPENSADO A CRIANÇA.

QUE AGE COMO PRESERVAÇÃO DIANTE DO MEDO DA DESINTEGRAÇÃO DO EU.

POR ISSO A CISÃO ENTRE UM OBJETO MAU EM UM OBJETO COM NO CASO O SEIO DA MÃE, CONTRIBUI PARA QUE HAJA EQUILÍBRIO ENTRE OS IMPULSOS LIBIDINAIS, PROTEGENDO O EGO.

COUTO DIZ QUE COM O DESENVOLVIMENTO DO EGO, EXISTE A MUDANÇA PARA A FASE DEPRESSIVA ONDE É INTROJETADO O OBJETO, DIMINUINDO AS ANSIEDADES E SINTETIZANDO AS EMOÇÕES, A ANSIEDADE QUE ERA DIRIGIDA AO EGO, PASSA A SER DIRIGIDA AO OBJETO, POSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO DAS EMOÇÕES E A CAPACIDADE DE DE SE COMUNICAR COM AS PESSOAS.

MELAINE KLEIN DIZ QUE O COMPLEXO DE EDIPO SURGE NO PRIMEIRO ANO DE VIDA, QUANDO A CRIANÇA ENTRA NA FASE DEPRESSIVA, SENDO RELACIONADO COM O MEDO DE PERDER O OBJETO AMADO, POR CAUSA DE SEUS SENTIMENTOS AGRESSIVOS RELACIONADOS A ELE. COM ISSO FOI POSSÍVEL ABRIR A ESCUTA CLINICA A CRIANÇAS, PODENDO TRATAR SUAS ANSIEDADES,QUE DECORREM DO DESENVOLVIMENTO E CONSTITUIÇÃO DO EGO.

LACAN NOS LEVA A OUTRO CAMINHO PARA A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO, E PROPÕE UM RETORNO A FREUD. PARA LACAN O INCONSCIENTE É ESTRUTURADO COM LINGUAGEM, HÃ UM SUJEITO QUE FALA E UM SUJEITO DO INCONSCIENTE E AMBOS APARECEM NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.

LACAN VAI ABORDAR A EMERGÊNCIA DO SUJEITO NO INCONSCIENTE, PARA QUE ESTE PROCESSO ACONTEÇA, É NECESSÁRIO A CONSTITUIÇÃO DE UM EU CORPORAL, DE FORMA IMAGINÁRIA QUE OFERECE UMA SINTESE A UMA IMAGEM FRAGMENTADA , QUE É A PARTIR DOS CUIDADOS INFANTIS QUE QUE ESTE PROCESSO SE REALIZA COM MARCAS QUE CONSTITUIRÃO ESTE SUJEITO.

INICIADO ESTE PROCESSO A CRIANÇA ENTRA NO MUNDO DA LINGUAGEM, ENQUANTO SUJEITO E PODE SEPARAR-SE PARA CONSTITUIR O SUJEITO DESEJANTE. PARA O PROCESSO LEVAR A RESOLUÇÃO EDIPIANA A MÃE, INTRODUZA UM TERCEIRO DESEJANTE, O- NOME-DO-PAI COM A FUNÇÃO DE INTERDITAR A FUSÃO DA MÃE E A CRIANÇA, INDICANDO PARA A CRIANÇA O SEU LUGAR NO DESEJO DO OUTRO. É ESSA RESPOSTA QUE ESTRUTURA O PSIQUISMO.

TRANSFERÊNCIA: COMPREENDENDO A CONCEPÇÃO DO SUJEITO E SUA CONSTITUIÇÃO NA PSICANALISE, É POSSÍVEL PENSAR NA TRANSFERÊNCIA E NO PROCESSO TERAPÊUTICO.

A TRANSFERÊNCIA SURGE COMO UMA QUESTÃO NO TRATAMENTO DE PACIENTES QUE INSISTIAM EM NÃO SER TRATADOS NOS MEDICINA DA ÉPOCA.

BEHAVIORISMO

SE TRATA UM CAMPO COM MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS, POR SCHUTZ E SCHUTZ ESTA CORRENTE DESEJAVA CONSTRUIR UMA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA DE COMPORTAMENTO, COM OBJETIVO DE ATOS OBSERVÁVEIS, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DE ESTÍMULOS E RESPOSTAS.

JOHN WATSON QUE EM 1913 TRIBUTA A FORMAÇÃO DO BEHAVIORISMO COMO UMA CIÊNCIA PSICOLÓGICA.

PARA QUE SE DESENVOLVESSE ERA PRECISO DEIXAR DE LADO AS PERSPECTIVAS MENTALISTAS QUE DEFINEM AS PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA, ARTICULANDO MÉTODOS DE POUCO CONFIÁVEIS , ASSIM TORNANDO COMPLICADA A VISÃO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA, O QUE APROXIMARIA DA CIÊNCIA NATURAL.

A do comportamento idealizada por Watson, não usa qualquer termo tradiconal, da mente e da evita a subjetividade, estudaria somente o comportamento objetivamente observável.

 

EM FIGUEIREDO: o sujeito do comportamento não é o que sente,pensa e decide, deseja,e é o responsável pelos seus atos, sendo apenas um organismo, enquanto organismo o ser humano se assemelha com qualquer outro animal, por isso esta forma de conceber a psicologia cientifica dedica grande atenção aos estudos dos seres não humanos.

WATSON RECEBE O O MÉRITO POR REUNIR TENDÊNCIAS QUE COMPÕE A DISCUSSÃO DA PSICOLOGIA CIENTIFICA COM MECANISMO E TRADIÇÃO DA FILOSOFIA, COMO OBJETIVISMO O MECANICISMO E MATERIALISMO PRODUZINDO UMA PSICOLOGIA SEM MENTE E SEM ALMA, QUE TEM POR OBJETO SOMENTE O QUE PODE SER OBSERVADO. O ENTENDIMENTO DE SER HUMANO É COMPARADO A MÁQUINA, O QUE PODE SER DECOMPOSTO E ANALIZADO A LUZ DO MÉTODO CIENTIFICO.

WATSON FOI INFLUENCIADO POR EDWARD LEE THORNDIKE E IVAN PLAVOV, QUE ESTUDARAM O COMPORTAMENTO A PARTIR DE ESTIMULO E RESPOSTA.

PLAVOV A PARTIR DE PESQUISAS COM CÃES, CRIOU O MODELO DE ANALISE POR COMPORTAMENTO QUE ENTENDE-SE QUE A PARTIR DOS ESTÍMULOS AMBIENTAIS QUE SE PRODUZEM RESPOSTAS.

SENDO QUE PARA ELE, O SER HUMANO SERIA CONDICIONADO A PROCESSOS MENTAIS E DEVEM SER EXPLICADO POR TERMOS FISIOLÓGICOS.

ENTENDE SE QUE O SR HUMANO NASCE COM UM DETERMINADO NUMERO DE RELEXOS INATOS A DETERMINADOS ESTÍMULOS, HÁ EQUILIBRÍO SOMENTE SE O MEIO PERMANECER CONSTANTE.

A RELAÇÃO ENTRE ESTÍMULO CONDICIONANTE (EC) E RESPOSTA CONDICIONANTE (RC) PRODUZ GENERALIZADO VALOR ADPATATIVO PARA AS VARIAÇÕES DO AMBIENTE.

THORNDIKE: CRIOU O CONEXIONISMO, QUE PRESSUPÕE QUE A MENTE HUMANA SEJA MARCADA POR CONEXÕES ENTER SITUAÇÕES E RESPOSTAS, SENDO UMA VEZ QUE A MENTE É UM SISTEMA DE CONEXÕES.

SEU ENTENDIMENTO ESTÁ LIGADO AO SER HUMANOS COM A IDÉIA DE MAQUINA, QUE SENDO CONDICIONADA É REGULADA A COMPORTAR-SE.

O PENSAMENTO WATSORIANO LEVA EM CONSIDERAÇÃO TER UMA HISTÓRIA DE ADAPTAÇÃO AOS AMBIENTES, CONSIDERANDO O CONTEXTO E A INTERAÇÃO COMO FATORES PARA UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, SENDO QUE O MEIO TEM IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS INDIVÍDUOS, SENDO QUE ALGUNS ESTÍMULOS PRODUZEM CERTAS RESPOSTAS, O QUE LEVA A ADAPTAÇÃO AO CONTEXTO.

O FENÔMENO DEVERIA SER ESTUDADO ASSIM QUE ACONTECE, PARA SER ANALISADO TEORICAMENTE, SENDO ESTUDADO A PARTIR DE SUA DECOMPOSIÇÃO,EM UNIDADES ELEMENTARES, ABANDONA ASSIM O ESTUDO DA CONSCIÊNCIA COMO OBJETO PRINCIPAL, SE APROXIMANDO DO BEHAVIORISMO METODOLÓGICO REJEITANDO A INTROSPECÇÃO EMFAVOR DA OBSERVAÇÃO METÓDICA DOS ATOS.

PARA SKINNER O BEHAVIORISMO METÓDICO TEM SEU COMPROMISSO DA PSICOLOGIA ENQUANTO ESTUDADO COMO CIÊNCIA COM ATOS PUBLICOS, EXCLUINDO OS ESTADOS MENTAIS, EMBORA A REFERENCIA A MENTE SEJA FREQUENTE.

SKINNER DESENVOLVE O BEHAVIORISMO RADICAL, CRIA SUA TEORIA A PARTIR DA DEFINIÇÃO DE OBJETOS DE ESTUDO – INTERAÇÃO ENTRE SERES VIVOS E MEIO AMBIENTE.

FIGUEIRDO DIZ QUE SKINNER NÃO NEGA A SUBJETIVIDADE MAS TRAZ A NECESSIDADE DE COMPREENDER EM QUE CONDIÇÕES ELA É DESENVOLVIDA.

SKINNER TEM SUA CONCEPÇÃO DE ORGANISMO SEM SUJEITO, E REJEITA A REFERENCIA A ESTADOS MENTAIS QUE DETERMINAM O COMPORTAMENTO.

O SER HUMANO SERIA PRODUTO DO MEIO EM QUE VIVE – SEU COMPORTAMENTO É RESULTADO DE CONDIÇÕES EXTERNAS E TEM EFEITO SOBRE ELE.

A NATUREZA EXPERIMENTAL DO BEHAVIORISMO

ESTA ANALISE DE COMPORTAMENTO SE PARECE COM MODELOS DE PESQUISAS EM CIÊNCIAS NATURAIS.