Psicanálise e behaviorismo na atualidade
Citação de Manuel Francisco em setembro 23, 2024, 6:22 pmComo terapeuta esse módulo me ajudou a entender que tanto a psicanálise quanto o behaviorismo, apesar de antigos, podem influenciam muito a minha prática atual. A psicanálise, com suas reflexões sobre o inconsciente e a infância, continua relevante em terapias mais profundas e na compreensão de questões culturais. Já o behaviorismo, com seu foco no comportamento observável e na modificação por meio de reforços, oferece uma abordagem prática e eficiente para promover mudanças comportamentais. Ambos, embora distintos, se complementam em meu trabalho, trazendo tanto uma visão profunda da mente quanto estratégias objetivas de intervenção.
Como terapeuta esse módulo me ajudou a entender que tanto a psicanálise quanto o behaviorismo, apesar de antigos, podem influenciam muito a minha prática atual. A psicanálise, com suas reflexões sobre o inconsciente e a infância, continua relevante em terapias mais profundas e na compreensão de questões culturais. Já o behaviorismo, com seu foco no comportamento observável e na modificação por meio de reforços, oferece uma abordagem prática e eficiente para promover mudanças comportamentais. Ambos, embora distintos, se complementam em meu trabalho, trazendo tanto uma visão profunda da mente quanto estratégias objetivas de intervenção.