Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Psicanálise e conhecimento

Nesse primeiro módulo, tive uma noção sobre o Id, o Ego e o Superego e como eles funcionam juntos para influenciar nosso comportamento. Entendi que o Id busca satisfação imediata, o Ego tenta equilibrar os impulsos com a realidade e o Superego incorpora os valores e princípios éticos.

Isso me fez refletir sobre como esses componentes podem afetar nossas decisões e ações do dia a dia. Estou ansiosa para aprofundar meus conhecimentos e entender melhor como posso aplicar esses conceitos em minha vida e também poder ajudar outras pessoas a entender melhor a si mesmas e a superar desafios.

Alan Kardec has reacted to this post.
Alan Kardec

Você captou bem os principais aspectos da teoria psicanalítica sobre a estrutura da personalidade. Entender como Id, Ego e Superego interagem pode realmente transformar nossa percepção sobre decisões, emoções e comportamento.

O mais fascinante da Psicanálise é perceber que muitos dos nossos impulsos e reações são moldados por forças internas que nem sempre temos plena consciência. Aprender sobre isso pode ajudar não apenas na própria jornada de autoconhecimento, mas também na forma como auxiliamos outras pessoas a enfrentar desafios e compreender melhor a si mesmas.