Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Psicanálise e Filosofia: um cruzamento inevitável.

A filosofia é conhecida oficialmente como a área de conhecimento que trata de conceitos relacionados à natureza humana, a mãe das ciências. Com isso, o cruzamento entre a psicanálise e a filosofia se faz inevitável em determinadas questões. Na clínica psicanalítica, por exemplo, a filosofia tem um papel bastante significativo. O tempo analítico é um desses conceitos que dialogam com a filosofia, principalmente no sentido de reconhecer a subjetividade que esse elemento possui na trajetória clínica de cada um.

Prática e teoria psicanalítica não se separam. Da mesma forma, tudo o que faz parte da natureza humana é essencial para o entendimento profundo sobre o comportamento das pessoas, incluindo aí o conhecimento filosófico. Nesse sentido, as figuras do filósofo e do psicanalista se confundem em diferentes questões sobre o ser humano no mundo. Dentre essas questões, podemos citar: construção do sujeito; origem de conflitos; linguagem; e, influência da cultura no comportamento. Todas essas questões são objeto de reflexão da filosofia e da psicanálise e, principalmente, surgem no processo de análise. Uma separação radical das duas áreas implica sempre o risco de gerar visões superficiais ou reducionistas sobre a natureza humana.

A relação entre Psicanálise e Filosofia é aqui tematizada por meio de duas estratégias. A primeira aborda a clínica psicanalítica pela perspectiva do divã, isto é, das representações/teorias que os analisandos constróem sobre a sua vivência desse espaço/tempo especial.