Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Psicanálise, filosofía e literatura

Tanto a psicanálise quanto a filosofía e a literatura são áreas que exploram, estruturam e refletem sobre as ciências humanas e que embora originam-se em diferentes contextos existe uma constante interação entre elas. No caso da literatura utiliza o discurso estético por excelência para tratar temas como as relações e as paixões humanas utilizando uma estrutura basada no complexo edipiano e o principio do prazer, apoiada numa narrativa que constrói-se a partir daquilo que funda o desejo inconsciente que é a perda de um objeto e desde a qual se desenvolve a trama da história para no final recuperá-lo. Isso faz com que a literatura seja como uma fonte de consolo desde o ponto de vista freudiano mas também pode ser considerada uma aliada do desenvolvimento humano já que crescemos acompanhados de histórias e personagens que nos ensinam sobre diferentes comportamentos e formam uma parte importante da nossa constituição do Eu.

No caso da filosofía cria seu discurso a partir de uma busca metódica pela verdade que pretende diferenciar-se da literatura embora utiliçe formas literárias para fomentar suas idéias como o diálogo narrado pelo que existe uma tensão entre o discurso estético e o filosófico que se torna também numa relação dialética de troca constante tanto de temas como de estilos de representação.

Já o psicanálise que surge no final do século XIX como um método revolucionario para o contexto histórico busca ampararse em textos literários e filosóficos para desenvolver suas teorías. Por outro lado é importante destacar as observações do crítico literário Jonathan Culler que compara o método analítico da psicanálise e a filosofía materialista de Karl Marx e expõe sobre cómo éstas se tornaram dispositivos de interpretação que podem ser aplicadas a qualquer área das ciências humanas em tanto que a primeira analiza as relações interpessoais do desejo inconsciente e a segunda perscruta as relações de classe. Podemos concluir então que embora as três tenham diferentes discurss existe uma troca constante entre elas.

 

Concordo