Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Psicanálise na prática modulo I

Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da psicologia, desenvolvido por Sigmund Freud .

a Psicanálise traz uma teoria social de nova abordagem sobre o ser humano e seu mundo interior que incide sobre a vida social,  nasceu no século XIX  e iniciou-se no século XX.

Em linguagem comum, o termo "psicanálise" é muitas vezes usado como sinônimo de "psicoterapia" a originalidade do conceito de inconsciente introduzido por Freud deve-se à proposição de uma realidade psíquica, característica dos processos inconscientes. O modelo estrutural divide a psique em id, ego e superego. O id está presente desde o nascimento como repositório dos instintos básicos, os quais Freud chamou de pulsões: ele é desorganizado e inconsciente, e opera apenas no princípio do prazer. O ego se desenvolve lenta e gradualmente, preocupando-se em mediar a urgência do id e as realidades do mundo externo; assim, ele opera no princípio de realidade. O superego é considerado a parte do ego em que se desenvolvem a auto-observação, a autocrítica e outras faculdades reflexivas e de julgamento. O ego e o superego estão parcialmente conscientes e parcialmente inconscientes.

  1. O ID tem suas decisões sem pensar nas consequências enquanto o EGO e SUPEREGO se mantém conscientes e inconscientes o que possibilita tomar medidas mais acertivas.

Psicanálise é um método de investigação da mente, baseada na vivência e comportamento humano. Desenvolvida por Freud, é um importante campo de estudo e resolução de problemas e conflitos das pessoas.