Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Psicanálise para Freud, Lacan e Melanie e o Behaviorismo.

A psicanálise freudiana tem como foco de atuação o inconsciente, a repressão e as pulsões sexuais. O inconsciente é uma instância psíquica ativa, que abriga pensamentos, desejos, memórias e pulsões. Nesse ambiente conceitual, a repressão (ou recalque) é um mecanismo de defesa inconsciente, que afasta da consciência os pensamentos, desejos, memórias angustiantes e dolorosas. É um processo ativo. Útil para manter o Ego protegido da ansiedade através da manutenção de conteúdos mentais conflituosos no inconsciente. Por fim, a pulsão sexual é uma força constante, de fundo somático (reflete no corpo) cujo objetivo é a busca por prazer e satisfação (não necessariamente sexual).

 

De outro lado, o trabalho do analista, para Lacan, concentra sua atuação na fala do paciente. A linguagem é o veículo capaz de revelar significantes que estruturam o inconsciente, os sintomas e as fantasias do paciente. Para ele, a principal estrutura do inconsciente é a linguagem, que se desenvolve em três registros: imaginário (idealizado), simbólico (domínio da cultura e das normas sociais que regem o indivíduo) e o real. As pulsões foram relidas como um desejo (anseio) perpétuo, uma insatisfação primordial, mas que nunca é alcançado.  Esse desejo é regulado pela castração simbólica. Simbólica porque não é física. Trata-se da entrada do indivíduo na lei do pai, na imposição de limites e proibições.

 

Por fim, enquanto Freud concentrou seu trabalho no conflito entre instintos e moralidade, Melanie explora o reflexo ocasionado pelas primeiras relações do indivíduo; portanto, nos primeiros meses de vida do bebê. São as experiências infantis e primitivas que compõe a personalidade do indivíduo adulto. Nesse quadro, o trabalho de análise da criança poderia se desenvolver com o emprego de brinquedos ou jogos. É que, para ela, o bebê internaliza objetos externos (pessoas) para, assim, formar e construir seu mundo interno, o qual, posteriormente, determinará suas relações.

 

Quanto ao Behaviorismo, se trata de uma abordagem da psicologia no estudo do comportamento humano. Para essa abordagem, deve-se concentrar as ações naquilo que é mensurável, portanto, no comportamento. Os processos mentais internos seriam de magnitude intangível e subjetivo, assim, de difícil mensuração. O emprego de estímulos e a análise das reações seriam ferramentas úteis para investigar o comportamento dos indivíduos e dos animais. Esse estudo se daria através de experimentos, portanto. Daí a natureza experimental da teoria behaviorista.