Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Psicologia Social

Em Durkheim (1895), o conceito de representações coletivas fez da sociedade um corpo relativo e histórico.

Em Moscovici (1978), as representações puderam, sobretudo, abordar as práticas sociais, atribuindo sentido e retirando o viés irracional.

Em Lévy-Bruhl (1947), destaca-se o conceito de mentalidade primitiva, que articula as funções básicas do processamento cognitivo (memória, abstração, generalização e classificação) para a constituição das representações coletivas.

Freud (1921) destaca a libido e o amor como forças que unem a massa, junto à necessidade que tem o indivíduo de um outro. A psicanálise começou a se ocupar com o social, mais especificamente os laços sociais, com Freud e seu estudo intitulado “Psicologia das massas e análise do eu”.

Inicialmente buscando diálogo com autores como Le Bon e McDougall.

Jung (2000) formulou uma teoria que incluía tanto o inconsciente pessoal quanto o coletivo. O inconsciente pessoal é composto de memórias esquecidas, experiências reprimidas e percepções subliminares é semelhante ao conceito de inconsciente de Freud. Os conteúdos do inconsciente coletivo, também conhecido como inconsciente impessoal ou transpessoal, são universais e não se enraízam em nossa experiência pessoal.