Quando um atendimento psicanalitico, tem como resposta do analisado "estou bem, nao tenho o que falar"?
Citação de Vanessa Araujo em abril 1, 2025, 2:28 amAo deparar com um analisado totalmente negativista, que para ele tudo esta otimo, como abordar?
Ao deparar com um analisado totalmente negativista, que para ele tudo esta otimo, como abordar?
Citação de CATIA GULLO em maio 1, 2025, 4:58 pmO primeiro passo seria o acolhimento e reconhecer que ninguém, ninguém mesmo, tem uma vida tão perfeita que não tivesse nada para falar. Eu devolveria a pergunta com uma resposta e outra pergunta: Que bom que está bem, mas mesmo estando bem, ainda assim gostaria de saber o motivo que o trouxe aqui ou, se não foi por própria vontade, mas pelo pedido de alguém, porque acha que esta pessoa te pediu isso ?
De cara, acredito que isso já o faria pensar e encontrar sentido para a sessão de análise.
Seria um pontapé inicial.
O primeiro passo seria o acolhimento e reconhecer que ninguém, ninguém mesmo, tem uma vida tão perfeita que não tivesse nada para falar. Eu devolveria a pergunta com uma resposta e outra pergunta: Que bom que está bem, mas mesmo estando bem, ainda assim gostaria de saber o motivo que o trouxe aqui ou, se não foi por própria vontade, mas pelo pedido de alguém, porque acha que esta pessoa te pediu isso ?
De cara, acredito que isso já o faria pensar e encontrar sentido para a sessão de análise.
Seria um pontapé inicial.