Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Que foi aprendido nesse tópico

O que aprendi nesse tópico foi:

O ID é a instancia inconsciente, sendo assim um "reservatório das energias" psíquicas, onde se localizam as pulsões, os instintos, os desejos. São impulsos com uma torrente de energia ilimitada que exerce pressão continua sobre a personalidade, cujo objetivo a satisfação imediata para reduzir a tensão, pois e regido pelo principio do prazer e está presente desde o nascimento.
A realidade é representada pelo EGO, que é regido pelo principio da realidade, sendo um regulador com as funções básicas de percepção. Ele representa desta forma, a personalidade. Sendo responsável pela tomada de decisões e controle das ações, considerando as condições objetivas da realidade.
É durante o desenvolvimento da infância, que outra instancia da personalidade se forma: o superego. Com a internalização das proibições, dos limites e da autoridade imposta pelos pais e professores, em conformidade com a realidade. Quando estas exigências sociais e culturais são internalizadas, ninguém mais necessita "dizer não", a proibição já está dentro de si.

As representações sociais abrangem 3 questões fundamentais:
A comunicação: se tornando facilitada pela unicidade e codificação da historia individual;
A construção da realidade: função da comunicação da historia, esta é interpretada e reinterpretada e dessa forma possibilitando a reconstrução da realidade cotidiana através de posicionamentos e ações;
Domínio do mundo: conjunto de conhecimentos sociais, possibilitando que as pessoas se situem e dominem uma realidade.

Desta forma, na constituição do sujeito, o corpo é um elemento de fundamental importância no acesso ao mundo subjetivo, no atributo primordial de todo ser humano a sua subjetividade, conduzindo ao mundo afetivo e simbólico e sua conexão com a constituição psíquica existencial.

O Id e o Superego estão em constante conflito e quando aparece o Ego, essas três partes são uma

carga pulsional demais para para serem enfrentadas.