Quem realmente sou!
Citação de Elias Per'Si em agosto 7, 2025, 11:17 pmAo longo deste módulo, foi possível aprofundar conceitos fundamentais da psicanálise, especialmente a partir do diálogo entre o "Eu" freudiano e o "Self" de António Damásio, destacando como ambos reconhecem o corpo como base para a construção da experiência de si. Freud apresenta o eu-corporal como projeção mental da superfície corporal, articulando-se com o id, o supereu e a realidade, enquanto Damásio descreve níveis de self — protosself, self central e self autobiográfico — que vão do registro inconsciente das sensações corporais até a narrativa consciente e integrada da vida.
Também foi abordado o conceito de metapsicologia, núcleo teórico da psicanálise que busca compreender o funcionamento psíquico sob três perspectivas: tópica (estrutura), dinâmica (conflito) e econômica (fluxo de energia psíquica). Este estudo amplia nossa capacidade de analisar a mente de forma complexa, integrando elementos biológicos, psíquicos e culturais, e reforça a importância de uma visão multidisciplinar para compreender o sujeito. O aprendizado adquirido neste módulo não apenas aprofunda o conhecimento técnico, mas também estimula um olhar crítico e integrador sobre a constituição da identidade e os processos inconscientes que nos moldam.
Ao longo deste módulo, foi possível aprofundar conceitos fundamentais da psicanálise, especialmente a partir do diálogo entre o "Eu" freudiano e o "Self" de António Damásio, destacando como ambos reconhecem o corpo como base para a construção da experiência de si. Freud apresenta o eu-corporal como projeção mental da superfície corporal, articulando-se com o id, o supereu e a realidade, enquanto Damásio descreve níveis de self — protosself, self central e self autobiográfico — que vão do registro inconsciente das sensações corporais até a narrativa consciente e integrada da vida.
Também foi abordado o conceito de metapsicologia, núcleo teórico da psicanálise que busca compreender o funcionamento psíquico sob três perspectivas: tópica (estrutura), dinâmica (conflito) e econômica (fluxo de energia psíquica). Este estudo amplia nossa capacidade de analisar a mente de forma complexa, integrando elementos biológicos, psíquicos e culturais, e reforça a importância de uma visão multidisciplinar para compreender o sujeito. O aprendizado adquirido neste módulo não apenas aprofunda o conhecimento técnico, mas também estimula um olhar crítico e integrador sobre a constituição da identidade e os processos inconscientes que nos moldam.