Reflexão sobre Psicologia como ciência e suas abodagens
Citação de Ana Flavia Lima Silva em junho 3, 2025, 7:42 pmAo estudar Psicologia, compreendi que ela é uma ciência diversa, que investiga o comportamento humano e os processos mentais por diferentes caminhos teóricos e metodológicos. Não existe uma única forma de entender o ser humano, e isso se reflete nas várias escolas psicológicas que surgiram ao longo do tempo, como o Estruturalismo, Funcionalismo, Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt, Humanismo e Cognitivismo.
Essas escolas apresentam variações epistemológicas importantes: enquanto algumas defendem o estudo apenas do que é observável e mensurável, como o Behaviorismo, outras valorizam os aspectos subjetivos e Inconscientes, como a Psicanálise. Foi interessante perceber como essas correntes influenciam a prática até hoje.
Um contraste marcante é justamente entre o Behaviorismo e a Psicanálise. O primeiro se concentra no comportamento observável e nas relações entre estímulo e resposta, ignorando fatores internos. Já a Psicanálise busca compreender os conflitos inconscientes e a história subjetiva do indivíduo. Ambos oferecem contribuições valiosas, embora partam de premissas bem diferentes.
Aprender sobre essa pluralidade me mostrou que a Psicologia é uma ciência rica, aberta e em constante construção, algo que só reforça meu interesse pela área.
Ao estudar Psicologia, compreendi que ela é uma ciência diversa, que investiga o comportamento humano e os processos mentais por diferentes caminhos teóricos e metodológicos. Não existe uma única forma de entender o ser humano, e isso se reflete nas várias escolas psicológicas que surgiram ao longo do tempo, como o Estruturalismo, Funcionalismo, Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt, Humanismo e Cognitivismo.
Essas escolas apresentam variações epistemológicas importantes: enquanto algumas defendem o estudo apenas do que é observável e mensurável, como o Behaviorismo, outras valorizam os aspectos subjetivos e Inconscientes, como a Psicanálise. Foi interessante perceber como essas correntes influenciam a prática até hoje.
Um contraste marcante é justamente entre o Behaviorismo e a Psicanálise. O primeiro se concentra no comportamento observável e nas relações entre estímulo e resposta, ignorando fatores internos. Já a Psicanálise busca compreender os conflitos inconscientes e a história subjetiva do indivíduo. Ambos oferecem contribuições valiosas, embora partam de premissas bem diferentes.
Aprender sobre essa pluralidade me mostrou que a Psicologia é uma ciência rica, aberta e em constante construção, algo que só reforça meu interesse pela área.