Reflexões sobre o módulo Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Carlos Guedes em setembro 4, 2023, 4:50 pmO módulo que apresenta o conceito do Eu e da Personalidade passou pelas diversas concepções dos estudos freudianos, o inconsciente, o complexo de Édipo e os aspectos do narcisismo. Falou-se sobre o desenvolvimento da personalidade nas dimensões do Id, Ego e Superego, além da representação através do diagrama do aparelho psíquico.
A metapsicologia, conforme entendia Freud, foi fortemente demonstrada através das discussões e casos clínicos apresentados, bem como no material complementar.
O módulo que apresenta o conceito do Eu e da Personalidade passou pelas diversas concepções dos estudos freudianos, o inconsciente, o complexo de Édipo e os aspectos do narcisismo. Falou-se sobre o desenvolvimento da personalidade nas dimensões do Id, Ego e Superego, além da representação através do diagrama do aparelho psíquico.
A metapsicologia, conforme entendia Freud, foi fortemente demonstrada através das discussões e casos clínicos apresentados, bem como no material complementar.
Citação de CINEIDE NASCIMENTO em setembro 5, 2023, 8:55 pmA constituição do eu esta relacionada com a questão do narcisismo primário , quando a personalidade é desenvolvida e constituída pelas tres instancias id ego e superego.ID reservatório pulsional desorganizado , ego como instancia do psiquismo e se relaciona com o mundo externo é o executivo da personalidade, porque controla o acesso a ação, selecionando as características do ambiente, as quais irá responder e decide que instintos serão satisfeitos , a diferença entre o ego e id , ego acata a realidade ,diferenciando o que é da mente e o que é do mundo externo ,o id segue o princípio do prazer, o superego assemelha se a um juiz com relação ao ego e ao id.O ego e o superego são diferenciações do id Para Freud a personalidade se desenvolve por meio de cinco estágios oral anal fálico latência e genital .A dinamica que ocorre no desenvolvimento da personalidade e os conflios enfrentados geram ansiedade e para dar cotna do desconfoto desprazer Freud atribui como mecanismo de defesa, operado pelo ego para proteger o aparelho psiquico.Os sistemas da estrutura da personalidade se entrelaçam e se distanciam como num trabalho de equipe.
Necessário termos o equilíbrio em todas as fases para sanidade mental .
A constituição do eu esta relacionada com a questão do narcisismo primário , quando a personalidade é desenvolvida e constituída pelas tres instancias id ego e superego.ID reservatório pulsional desorganizado , ego como instancia do psiquismo e se relaciona com o mundo externo é o executivo da personalidade, porque controla o acesso a ação, selecionando as características do ambiente, as quais irá responder e decide que instintos serão satisfeitos , a diferença entre o ego e id , ego acata a realidade ,diferenciando o que é da mente e o que é do mundo externo ,o id segue o princípio do prazer, o superego assemelha se a um juiz com relação ao ego e ao id.O ego e o superego são diferenciações do id Para Freud a personalidade se desenvolve por meio de cinco estágios oral anal fálico latência e genital .A dinamica que ocorre no desenvolvimento da personalidade e os conflios enfrentados geram ansiedade e para dar cotna do desconfoto desprazer Freud atribui como mecanismo de defesa, operado pelo ego para proteger o aparelho psiquico.Os sistemas da estrutura da personalidade se entrelaçam e se distanciam como num trabalho de equipe.
Necessário termos o equilíbrio em todas as fases para sanidade mental .