Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Reflexões sobre os conteúdos estudados

A partir do estudo desse módulo foi possível compreender as motivações de base do Freud para criar a Psicanálise, buscando relacionar a influência das ações e aspectos internos das pessoas e as relações com o mundo externo. O seu trabalho enquanto neurologista, de uma perspectiva científica, levou-o a perceber que havia uma incongruências entre as dimensões interna e externa da pessoa, assim como, a percepção de comportamentos de resistência e repressão a partir dos conteúdos falados, identificando assim a dimensão inconsciente do ser humano.

A partir dos seus estudos criou a psicanálise, introduzindo no mundo conceitos como os de consciente, pré-consciente e inconsciente, assim como, id, ego e superego. Também criou o conceito de sublimação como uma resposta do ser humano à busca do autodomínio de suas pulsões consideradas inadequadas às normas sociais.

Uma compreensão importante refere-se ao impacto da psicanálise em todas os setores da sociedade, pois que também é considerada como uma teoria social que busca compreender o ser humano em seus aspectos psíquicos que impactam na vida individual e coletiva.

Achei fantástica essa aula complementar em Quem Somos Nós - segundo Freud.

É como se a verdade estivesse sendo esmagada pelas palavras do comentarista: a sociedade tornou-se quase que totalmente utilitarista e narcizista. O princípio do prazer impera e a busca pela maturidade existencial parece estar cada vez mais raro. Poucas pessoas estão dispostas a enxergar as sombras que carregam em si, e o resultado é que cada vez mais temos dedos apontados ao outro - claro, como uma projeção.

Como mudar isso tudo? Como reduzir esses absurdos existenciais e aumentar o quantitativo de humanos conscientes de si?