Reflexos do inconsciente-imagem pessoal e construção do Eu
Citação de jeaneany em outubro 7, 2025, 9:36 pmSendo fundamental a imagem pessoal na construção do Eu(Ego), não sendo a respeito apenas de aparência física mas de autoimagem profunda de como o individuo se percebe, se constrói e se ente em relação ao mundo. Em construção no estádio do espelho segundo Lacan a criança de 6 a 18 m) se identifica e se reconhece no espelho como imagem unificada por sua mão ou pelo olhar do outro superando qualquer fragmentação inicial. A imagem portanto é a base do Eu ideal , seja por expectativas familiares ou normas sociais, sendo a imagem intrísicamente ligada a identidade, ao narcisismo e á autoestima. sendo moldada por fatores psicológicos inconsciente e sociais, refletindo a complexidade de como a pessoa constrói e tenta seu lugar no mundo, isso mostra que conflitos internos e insatisfações com a imagem frequentemente revelam a luta entre o Eu real e o eu idealizado.
Sendo fundamental a imagem pessoal na construção do Eu(Ego), não sendo a respeito apenas de aparência física mas de autoimagem profunda de como o individuo se percebe, se constrói e se ente em relação ao mundo. Em construção no estádio do espelho segundo Lacan a criança de 6 a 18 m) se identifica e se reconhece no espelho como imagem unificada por sua mão ou pelo olhar do outro superando qualquer fragmentação inicial. A imagem portanto é a base do Eu ideal , seja por expectativas familiares ou normas sociais, sendo a imagem intrísicamente ligada a identidade, ao narcisismo e á autoestima. sendo moldada por fatores psicológicos inconsciente e sociais, refletindo a complexidade de como a pessoa constrói e tenta seu lugar no mundo, isso mostra que conflitos internos e insatisfações com a imagem frequentemente revelam a luta entre o Eu real e o eu idealizado.