Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Relação entre a imagem pessoal e a constituição do eu

Explorar a relação profunda entre a imagem pessoal e a constituição do eu, na perspectiva psicanalítica, com contribuições de Freud, Lacan e Dolto, o corpo é visto como um pilar para a subjetividade. O conceito central é o Estágio do Espelho de Lacan, onde o bebê, em seu desamparo inicial, constrói seu "eu" ao se identificar com uma imagem unificada de si mesmo, seja no espelho ou através do olhar do outro. Essa imagem, embora externa e idealizada, é crucial para formar um "eu ideal", um processo que Lacan descreve como uma "alienação constitutiva" — ou seja, a identidade se forma a partir de algo que inicialmente não é o próprio sujeito.

Complementarmente, a psicologia social, através de pensadores como Vygotsky, Leontiev, Habermas, Berger e Luckmann, enfatiza como o psiquismo humano é moldado por fatores sociais, históricos e culturais. Eles demonstram que a sociedade é uma realidade objetiva que internalizamos, construindo nossa subjetividade. A comunicação e a linguagem são vistas como essenciais nesse processo, permitindo a interiorização de funções psíquicas e a construção do indivíduo no coletivo. Assim, a imagem pessoal não é apenas uma questão de aparência; ela é um complexo entrelaçamento de identificações, aspirações e do impacto contínuo do olhar do outro e do contexto social na construção e manutenção da nossa identidade.

Jacques Lacan, descreve o processo de desenvolvimento da identidade do sujeito, especialmente no início da infância, através da relação com a imagem e o outro.

A construção da imagem mental, refere-se a representação que o indivíduo faz do seu corpo em sua mente. A fascinante construção do Eu e todas as influências as quais todos estão a mercê. Todas as infinitas possibilidades que podem fazer parte dessa construção de forma positiva ou negativa. A Psicanálise nos traz a luz todo esse infinito de conhecimento que torna-se, ao passar do tempo, cada vez mais enriquecedor diante da sociedade cada vez mais doente em relação ao tema.

A imagem que construímos de quem somos, alicerçadas a muitas variáveis que em contato com o campo social, nos impõe os confrontos com as experiências que vão nos amadurecendo, nos transformando, nos fazendo reconhecer a cada dia a nossa persona, de modo consciente ou não, tudo vai moldando a personalidade. Tudo vai se agregando a imagem e valores que levamos para as novas e infindáveis experiências.