Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Relacionar corpo com identificação e imagem com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.

O corpo para a psicanálise não é só o corpo biológico e sim o corpo erógeno, para Freud o corpo erógeno passa por quatro zonas zonas erógenas  em quatro região do corpo. Para Lacan, o corpo é visto em três dimensões, o corpo como imagem (imaginário), o corpo assinalado pelo significante (simbólico) e o corpo como sinônimo de gozo (real) dentro dos três registros fundamentais na constituição do sujeito. Nas abordagens de Freud e Lacan, existe a análise da conexão do corpo como o eu e a sua influência no narcisismo e nas identificações primárias.

        Por tanto o estádio do espelho estabelece um delineamento inicial do eu fundamentado na imagem unificada corpo na presença efetiva do outro, que presencia, por meio do olhar, a forma do semelhante. Para Lacan, essa é a primeira e crucial identificação, efetiva com imagem ideal de si. Nesse início imaginário, no qual a criança é presa, o eu irá se constituir ligado á imagem do corpo marcado o inicio da instância imaginária, o eu-imaginário. Ao mesmo tempo, também marca um momento inédito, no qual a criança começa a diferenciar o seu corpo e o mundo externo a partir de sua imagem corporal.  E é neste momento que a imagem do corpo concede ao sujeito o primeiro modo que lhe permite posicionar o que é e o que não é do eu. A identificação do sujeito com a imagem do corpo segmentado, constituindo uma subjetividade, pois a criança conquista nesses momento a autentificação e o reconhecimento dessa imagem como sujeito.

Cecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela Carneiro has reacted to this post.
Cecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela Carneiro

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱