Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Relato do eu

Quando ela fez a tatuagem ela quis lembrar como era sua vida com a doença e então fez como se ela fosse a bela adormecida e os espinhos que representava as agulhas era sua dor, na realidade ela não esqueceu.

Mais de alguma forma queria lembrar que aquilo fez parte da sua vida, na verdade ela queria lembrar das dores para se sentir viva.

Olá Maria,

Gostei do teu comentário. Gostaria de acrescentar que eu acho que o simbolo da bela dormente, para esta moça, era um simbolo da dor atual (e na atualidade tinha eficacia a pulsão de morte, penso eu, pela regressão psiquica que implica se cortar) mas também a moça manifesta um desejo de vida, de encontrar uma solução a sua condição. Infiro isto pois na história da bela dormente, o principe acorda ela e vivem felizes o resto da vida.

A partir da observação da compulsão à repetição que Freud pensou teorizar aquilo a que chamou de pulsão de morte.De origem insconsciente, e, portanto, difícil de controlar, essa compulsão leva a pessoa a se colocar repetitivamente em situações dolorosas réplicas de experiências antigas, como também relacionou a igualmente com a tendência destrutiva que havia identificado em seus estudos sobre o masoquismo... A pulsão de morte tornou-se assim, o protótipo da pulsão , na medida em que a especificidade pulsional reside nesse movimento regressivo de retorno a um estado anterior.