Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Representações de Moscovici

Segundo Moscovici (1978) a representação social pode ser vista tanto inserida em um contexto psicológico autônomo, como própria da sociedade e da cultura que estamos vivendo. Para ele a teoria das representações sociais se ocupa essencialmente com a interação entre sujeito e objeto. Busca compreender como se desenvolve o processo de construção do conhecimento, sincronicamente individual e coletivo na construção das representações sociais.

As relações sociais construídas no cotidiano são produto de representações que são facilmente apreendidas. Tomando assim uma dupla dimensão, sujeito e sociedade, dá-se margem a uma variedade de conceitos sociológicos e psicológicos.

Essas representações contribuem para a construção da identidade individual e coletiva e também justificam e legitimam práticas e normas sociais. Se aproxima tanto como produto quanto como processo, pois a representação é paralelamente o produto e o processo de uma atividade mental pela qual um indivíduo ou um grupo restaura o real, confrontando e atribuindo uma significação específica A teoria das representações sociais é uma proposta metodológica de leitura do conhecimento de senso comum que se ocupa com o conteúdo das representações.

Como processo, a teoria das representações sociais de Moscovici reside no saber de que forma se constroem as representações, como se desenvolve a inclusão do novo e do incomum, em ambientes em que prevalecem o consenso. Conforme Moscovici (1978), envolve dois processos formadores: a ancoragem e a objetivação.

O processo de objetivação torna real um esquema conceptual que se dê a uma imagem uma contrapartida material. O processo de ancoragem envolve a integração cognitiva do objeto expresso no sistema de um pensamento preexistente, dessa forma, por meio da ancoragem tornamos familiar o conceito ou objeto representado.

Em Moscovici (1978), as representações puderam, sobretudo, abordar as práticas sociais, atribuindo sentido e retirando o viés irracional.