Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Resumo de aprendizado

A psicanálise surgiu no final do século XIX com Sigmund Freud, médico neurologista em Viena, Áustria. Ele buscava entender e tratar as doenças mentais de uma forma inovadora. O tratamento médico convencional da época, que focava em sintomas físicos, não conseguia dar conta de problemas como a histeria. Freud, então, desenvolveu um método que partia da premissa de que a vida psíquica é mais complexa do que se manifesta conscientemente. A teoria freudiana do inconsciente, que era considerada um "oceano de hostilidade", é o seu pilar central.
Neste modelo, o inconsciente abriga desejos, medos e memórias reprimidas, muitas delas de experiências traumáticas da infância. Para Freud, essa é a "origem da hostilidade". A psicanálise propõe que essa hostilidade não é uma experiência pontual, mas o resultado de um processo que, na infância, não foi conduzido de forma adequada. A sociedade (a "infância culturalmente educada"), com suas regras e moralismos, reprime o desejo individual e as pulsões, exigindo que a pessoa, desde a infância, se adapte às normas sociais.
O objetivo da psicanálise é, portanto, entender como essa repressão age no indivíduo, fazendo com que ele se adapte à "hostilidade" imposta pela sociedade. O tratamento é, então, uma busca para dar ao paciente a possibilidade de entender a si mesmo e, consequentemente, se reconciliar com sua própria história. O paciente, no processo psicanalítico, tem a oportunidade de revisitar as experiências do passado, para que, no presente, possa se libertar do que lhe oprime e, assim, possa viver de forma mais saudável.