Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Resumo do aprendizado

Conceito de Eu e Personalidade na Teoria Psicanalítica

Na teoria psicanalítica, o conceito de "eu" (ou ego) é central para a compreensão da personalidade.

Freud descreve na segunda fase de sua teoria, o "Eu" como a instância da personalidade que lida com a realidade, mediando os desejos do id (instintos) e as exigências do superego (moralidade). O eu é responsável por tomar decisões e controlar ações, buscando um equilíbrio entre os impulsos internos e as demandas externas.

Lacan, por sua vez, introduz uma nova perspectiva sobre o eu, enfatizando sua formação no "estádio do espelho".

Nesse estágio, a criança se reconhece em uma imagem refletida, o que é fundamental para a constituição do Eu.

Para Lacan, o Eu é uma construção imaginária, marcada pela alienação, pois a imagem que o sujeito tem de si mesmo é sempre uma representação, nunca a totalidade do ser.

Imagem Pessoal Segundo Freud, Lacan e Dolto

1. Freud: Para Freud, a imagem pessoal está ligada à formação do eu e à maneira como o indivíduo se percebe em relação ao mundo. A imagem do corpo é influenciada por experiências emocionais e relacionais, e a forma como o sujeito se vê pode impactar sua saúde mental e seu comportamento.

2. Lacan: Lacan amplia a ideia de imagem pessoal ao relacioná-la com o conceito de "imagem especular". A imagem do corpo é uma construção que se forma através da interação com o outro e é fundamental para a constituição do eu. A imagem é sempre mediada pelo desejo e pela linguagem, refletindo a dinâmica entre o eu e o outro.

3. Dolto: Françoise Dolto destaca a importância da imagem do corpo na constituição do eu, enfatizando que essa imagem é única para cada indivíduo e está profundamente ligada à sua história pessoal. Dolto argumenta que a imagem do corpo é inconsciente, mas pode se tornar pré-consciente quando se relaciona com a linguagem. Ela vê a imagem do corpo como uma síntese das experiências emocionais do sujeito, que se expressa através de interações e comunicações.

Em suma, o eu e a personalidade na psicanálise são compreendidos como construções complexas que envolvem a mediação entre instintos, moralidade e a realidade. A imagem pessoal, conforme discutida por Freud, Lacan e Dolto, é um elemento crucial na formação do eu, refletindo a história individual e as relações interpessoais, e é mediada pela linguagem e pela percepção do corpo.

Fabio da Silva Esequiel and Pedro Ernani have reacted to this post.
Fabio da Silva EsequielPedro Ernani

Perfeita análise