Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Resumo do Aprendizado

O princípio básico da psicanálise freudiana é o reconhecimento de que a mente humana é composta por partes conscientes e inconscientes. Freud identificou três estruturas principais da psique, o ID como o impulso e é guiada pelo princípio do prazer, o EGO que se apresenta como um mediador “conciliador” entre o ID e o SUPEREGO. E o SUPEREGO que é a parte mais consciente e traz a tona os valores morais e a ética.

Freud também dividiu a mente humana em 3 níveis, o consciente que basicamente o que estamos sentindo, pensando e percebendo no atual momento. O pré consciente que é onde as informações estão armazenadas e podem ser acessadas com facilidade. E a ultima camada que é o inconsciente onde ficam emoções, traumas, emoções reprimidas e que vão influenciando nossas ações sem que nós percebamos.

Vimos também a sublimação que em resumo é um processo onde impulsos mais agressivos ou sexuais são guiados para atividades socialmente aceitas e que podem beneficiar o mundo de alguma forma. É um mecanismo de defesa que vai contribuir para o desenvolvimento social daquele indivíduo.

A clínica freudiana investiga o inconsciente explorando por meio da associação livre, sonhos, atos falhos repetições para conseguir acessar conteúdos reprimidos. Ela busca compreender como esses conteúdos influenciam os comportamentos e também os sintomas.