Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Resumo do módulo: conceito do eu e da Personalidade

De acordo com Freud, o eu é aquela parte do id que foi modificada pela influencia direta do mundo externo e que visa aplicar a influencia da realidade externa sobre o id. O conceito de eu é uma construção complexa que envolve a percepção que um individuo tem de si mesmo, suas experiências, emoções e forma como se relaciona com o mundo ao seu redor.

A personalidade é conjunto de características de uma pessoa, é um conceito relacionado a individualidade e  identidade.

Robson Lago has reacted to this post.
Robson Lago

Para Freud o EU é uma parte do ID que foi modificada por conta do mundo externo, é responsável por criar uma realidade externa para o ID.

A personalidade é composta por três estruturas: Id, ego e superego

De acordo com a teoria da Psicanálise, A formação do Eu e da personalidade pelo aparelho psíquico se dá pela formação do corpo e do desenvolvimento das instâncias psíquicas denominadas Id a parte inconsciente e mais subjetiva, o Ego que é uma derivação do Id só que lida com os aspectos consciente da vida, ligado mais ao mundo externo, tentando controlar às pulsões vindas do Id, conciliando com as demandas do mundo externo num extinto de auto preservação e conformação com o mundo, e trabalhando também de forma integrada com o Superego, já o Superego é também uma instância controladora das pulsões do Id, e trabalha em conjunto com o Ego, para a estabilidade da personalidade.

A personalidade e a formação do Eu se dá tanto por fatores e influências internas, externas e biológicas.

Achei os estudos muito válidos e de enorme clareza.