Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Resumo modulo 1.

A Psicanálise é uma técnica criada por Freud de interpretação do material inconsciente (mas também do consciente e do pré-consciente), objetivando, de qualquer modo, trazer à tona os conflitos de ordem mental, dando a eles novos significados. Trata-se do “desabafar para não desabar”, convidando o paciente, dentro do consultório clínico, a por para fora o que sente, reorganizando e oxigenando suas ideias. É a cura pelo escutar qualificado, sem julgamentos, conduzindo o paciente para um lugar de melhor autoaceitação e resolução ou melhor convivência em face de seus conflitos.

Hermann refere-se ao desligamento do homem em relação à sua verdadeira essência interior, uma vez atualmente — muitos de nós — inserir pressa e ansiedade em tudo, atropelando os acontecimentos, atropelando nossa própria saúde mental inclusive. Isto se dá justamente por essa ânsia de querer conquistar e resolver a tudo muito apressadamente. Não precisamos acompanhar a velocidade das mídias sociais, a velocidade dos mercados de ações, a velocidade das novas tecnologias etc.

São eles, segundo Hermann descreve a partir de Freud, uma ciência, um método de investigação da mente humana e uma técnica terapêutica.

Significa (por parte do psicanalista) prestar atenção a tudo, mas somente se concentrar e arquivar aquilo que denota real importância.

A interpretação psicanalítica é a interpretação que o psicanalista faz em face do que ouve e vê (por intermédio da linguagem verbal e não verbal do paciente), apurando o significado do que está sendo falado e do que está por detrás de cada fala, alinhavando os pensamentos e sensações do cliente — devolvendo a ele, como um espelho, suas impressões, como em um trabalho investigativo. A ruptura de campo é, por sua vez, uma interrupção da temática que está sendo abordada, tendo por objetivo fixar ou desafixar o assunto em pauta.

Herrmann faz a analogia da moeda e o papel. Quando colocamos o papel sobre a moeda e o riscamos, fazendo pressão, o desenho dela é transferido para o papel. Na psicanálise, o que acontece é bastante semelhante.

Esses mecanismos são muitíssimo importantes na medida em que os sonhos são bastante reveladores da nossa psique, principalmente do nosso inconsciente. O psicanalista pode interpretar os sonhos ou parte deles através de associação dada com o próprio recontar destes, afora outros fatos e ideias oriundas do paciente.

As instâncias do nosso psiquismo são o consciente, pré-consciente e inconsciente. Em nenhum momento a palavra subconsciente na Psicanálise aparece.

O princípio básico do funcionamento mental, para Freud, é evitar o desprazer ou, dito de outra maneira, buscar o prazer.