Resumo módulo 2
Citação de Mara Graf em agosto 5, 2022, 9:46 pmQuando nasce o ser humano, recém nascido, não tem noção sobre seu corpo e seus limites. Para ele o externo e o interno é tudo uma coisa só. Quando o bebê tem seu contato com o espelho, ele começa a reconhecer que tem um eu separado dos outros . Este primeiro contato faz o recém nascido perceber que existe o Eu (ele) e os outros eus ( o externo que lhe rodeia). É no estádio do espelho, segundo Lacan, que a criança começa a formar uma imagem conjunta de seu corpo, que é separado, por exemplo de seus pais, e que isso somente ocorre quando ele se olha no espelho.
Segundo Freud, “ O eu é primeiro e acima de tudo, um “eu corporal”, não é simplesmente uma entidade de superfície, mas ele é a própria projeção de uma superfície”. (Freud, 1923).
Mesmo antes de se expressar o bebê já vai formando sua concepção sobre si mesmo através da visão de seu corpo. É aqui que a criança vai formar sua construção do eu, de sua imagem pessoal.
Aqui também pode se formar a construção de um eu enfermo que poderá se refletir mais tarde na vida deste ser.
Quando nasce o ser humano, recém nascido, não tem noção sobre seu corpo e seus limites. Para ele o externo e o interno é tudo uma coisa só. Quando o bebê tem seu contato com o espelho, ele começa a reconhecer que tem um eu separado dos outros . Este primeiro contato faz o recém nascido perceber que existe o Eu (ele) e os outros eus ( o externo que lhe rodeia). É no estádio do espelho, segundo Lacan, que a criança começa a formar uma imagem conjunta de seu corpo, que é separado, por exemplo de seus pais, e que isso somente ocorre quando ele se olha no espelho.
Segundo Freud, “ O eu é primeiro e acima de tudo, um “eu corporal”, não é simplesmente uma entidade de superfície, mas ele é a própria projeção de uma superfície”. (Freud, 1923).
Mesmo antes de se expressar o bebê já vai formando sua concepção sobre si mesmo através da visão de seu corpo. É aqui que a criança vai formar sua construção do eu, de sua imagem pessoal.
Aqui também pode se formar a construção de um eu enfermo que poderá se refletir mais tarde na vida deste ser.