Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Resumo Módulo 3

Neste módulo, a partir dos estudos Freudianos, vimos a constituição do Eu a  partir da questão do narcisismo primário.  Situado como o primeiro estado da vida,  período em que o EU e o ID são indiferenciáveis, concebida desde sua forma intra-uterina.  Com respeito a Personalidade  na Psicanálise, é constituída por três grandes sistemas:

• ID: Sistema originário da personalidade e reservatório das energias psíquicas. Instância inconsciente onde se localizam as pulsões, instintos e desejos.
  • EGO: Representa a realidade e tenta equilibrar as demandas do ID com as exigências da realidade do mundo externo e as ordens do superego. Instância que busca manter a segurança do indivíduo e ajuda na integração da sociedade (EU)
  • SUPEREGO:  Se forma por último no desenvolvimento da infância, quando ocorre a internalização das proibições, limites e autoridade dos pais e professores em conformidade com a realidade. Uma vez internalizadas as proibições estarão dentro do indivíduo, causando assim os conflitos entre o  EU e o IDEAL DO EU.
  • Tudo isso dentro do termo PSICANÁLISE, que abrange um método particular de psicoterapia pautado na investigação do inconsciente, com o            auxílio das Associações Livres por parte do paciente, e da interpretação  por parte do Psicanalista.