Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Resumo Módulo 4

  1. Conceituação de Psicanálise com base nos Trabalhos de:
  • Freud: Era direcionada para compreender o comportamento patológico do pacientes através da observação clínica. Essa ênfase possibilitou o desenvolvimento dos estudos do inconsciente, mostrando que os sintomas desses pacientes tinha a ver com seu psiquismo, dando destaque a uma vida interior, produzida a partir da experiência e da história de vida do sujeito.
  • Melanie Klein: Fez suas teorizações a partir da observação do atendimento  de crianças na clínica. Ao demonstrar que havia um mundo interno infantil, mostrou como as crianças eram expostas a pulsão de vida e de morte. Descreveu duas fases de desenvolvimento nos primeiros meses de vida: Fase Esquizoparanóide e Fase Depressiva.
  • Lacan: Teorizou que o inconsciente é estruturado como a linguagem, havendo o sujeito que fala e o sujeito do inconsciente. Ambos apareceriam em todo processo da comunicação, que só ocorreria mediante a constituição de um eu corporal de forma imaginária, que ofereceria uma síntese a uma imagem fragmentada.

2. Behaviorismo: Corrente que tinha por objetivo construir a psicologia como uma ciência do comportamento, a qual teria como objeto atos que fossem observáveis, descritos mediante observação a partir da apresentação de um estímulo e de sua resposta.

3. A Natureza Experimental do Behaviorismo: A partir de Dois estudiosos, Watson e Skinner.

  • Watson: Evitaria a subjetividade da introspecção e as analogias entre o animal e o humano, estudando apenas o comportamento objetivamente observável, tendo como objeto o comportamento e sua relação com o ambiente.
  • Skinner: Parte do princípio que o Behaviorismo seria um compromisso da psicologia enquanto ciência com os atos públicos, com aquilo que é observável pelo investigadora partir da análise metódica, o que estaria, então, vinculado a uma perspectiva que excluiria os estados mentais.