Resumo Modulo I
Citação de Mirelle Stabile em outubro 29, 2024, 7:24 pmA psicanálise foi desenvolvida por Sigmund Freud no final do século XIX início do século XX. Freud quis entender o se humano e suas relações sociais. Ele trouxe um novo olhar sobre a realidade interior do ser humano e como acontecimentos guardados no inconsciente podem gerar transtornos na vida da pessoa.
A psicanálise fundada por Freud, oferece uma visão complexa e profunda sobre a formação da imagem e constituição do EU.
Na constituição do EU temos.
- ID - instintos primitivos, desejos e necessidades básicas
- EGO - parte racional e consciente do EU, responsável por adaptar a realidade
- SUPEREGO - consciência moral, incorporando valores e normas sociais
Freud divide a mente humana em três partes
- CONSCIENTE - onde contém pensamentos, sentimentos e percepções atuais. É a parte racional e lógica da mente, onde as informações podem ser acessadas facilmente.
- INCONSCIENTE - onde estão pensamentos, sentimentos e memórias reprimidos ou esquecidos. Essa parte é irracional e emocional, as informações não estão cientes, mas influencia diretamente em nosso comportamento.
- SUBLIMAÇÃO - processo pelo qual o inconsciente transforma impulsos instintivos em comportamos sociais aceitáveis.
A psicanálise foi desenvolvida por Sigmund Freud no final do século XIX início do século XX. Freud quis entender o se humano e suas relações sociais. Ele trouxe um novo olhar sobre a realidade interior do ser humano e como acontecimentos guardados no inconsciente podem gerar transtornos na vida da pessoa.
A psicanálise fundada por Freud, oferece uma visão complexa e profunda sobre a formação da imagem e constituição do EU.
Na constituição do EU temos.
- ID - instintos primitivos, desejos e necessidades básicas
- EGO - parte racional e consciente do EU, responsável por adaptar a realidade
- SUPEREGO - consciência moral, incorporando valores e normas sociais
Freud divide a mente humana em três partes
- CONSCIENTE - onde contém pensamentos, sentimentos e percepções atuais. É a parte racional e lógica da mente, onde as informações podem ser acessadas facilmente.
- INCONSCIENTE - onde estão pensamentos, sentimentos e memórias reprimidos ou esquecidos. Essa parte é irracional e emocional, as informações não estão cientes, mas influencia diretamente em nosso comportamento.
- SUBLIMAÇÃO - processo pelo qual o inconsciente transforma impulsos instintivos em comportamos sociais aceitáveis.