Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

RSO: FORMAÇÃO EM PSICANALISE CLINICA - A ORIGEM DA PSICANÁLISE

CURSO: FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE CLÍNICA

A ORIGEM DA PSICANALISE

AYLTON BATISTA DE OLIVEIRA

Até o aqui o estudo da Introdução à Psicanálise Clínica é maravilhoso, trata-se de uma teoria social, aborda o ser humano e seu mundo interior. Freud demonstrou que o ser humano não é um tão autônomo, como foi demonstrado pela filosofia moderna, em especial por Kant e Descartes. Freud descobriu que o ser humano tem uma área na sua máquina psíquica que ele chamou de ‘inconsciente’, que domina as ações do indivíduo e se revela de forma consciente. Há instintos que determinam nossos comportamentos e criam sentimentos sem que percebamos. Na tentativa de entender o motivo que levava seus pacientes esqueceram certas lembranças relacionadas com traumas do passado.

Freud era um médico neurologista e psiquiatra, natural de Freiberg, na Morávia, formou-se em medicina pela Universidade de Viena, especialista em psiquiatria foi o responsável pela criação da psicanálise.

Freud desenvolveu a sua primeira teoria do aparelho psíquico e descobriu que a mente humana tem um departamento chamado ‘inconsciente’. Na sua primeira teoria a aparelho psíquico era formado por três partes: Consciente, Pré-consciente e Inconsciente. A teoria freudiana sobre o inconsciente e sobre o funcionamento do aparelho psíquico revolucionou a amaneira de se entender e tratar os transtornos psicológicos.

Segundo Freud a Estrutura e Funcionamento do Aparelho Psíquico se divide em:

Id – que é a parte do aparelho psíquico que não tem censura, tenta realizar seus desejos sem considerar as possibilidades de punição por ações ruins, são os desejos mais primitivos que não são compreendidos ou tolerados pela sociedade, então, o Ego e o Superego precisam entrar em ação para evitar que ações prejudiciais sejam praticas.

Ego – O ego é o “eu”, atua pela necessidade de autopreservação. Ele é o responsável por promover a negociação consciente que leva a pessoa a agir refletidamente e ponderadamente para perceber se deve ou não realizar o desejo que vem do ‘Id’. O Ego é o elemento mais consciente do Aparelho Psíquico. O ego faz a ponte entre a realidade interior e a realidade externa e atual.

Superego – Nesta área se encontra o instinto de defesa, é o mecanismo que gera a defesa contra a repressão. Esse instinto tem a finalidade de preservar o que é aceito moralmente e leva o indivíduo a ter sentimento de culpa.

Freud é Pai da Psicanálise, que surgiu como uma forma radicalmente nova de perceber o ser humano e suas realizações.

Objetivos de Aprendizagem da Psicanálise:

  • Identificar o contexto do desenvolvimento da psicanálise.
  • Reconhecer os conceitos de: consciente, inconsciente e sublimação.
  • Relacionar a psicanálise com a sociedade e a cultura.

Freud formulou uma teoria sobre o inconsciente que revelou uma nova concepção do ser humano, pois, mais que um método a psicanálise é uma vigorosa teoria social.

A Psicanálise é fruto de um contexto histórico social, cultural, econômico, político de grandes mudanças sociais. Freud insatisfeito com os resultados da psiquiatria clássica, era um médico muito preocupado com a saúde mental de seus pacientes, muito perspicaz, percebia com amis facilidade aquilo que os outros tinham mais dificuldade de perceber, muito determinado e inteligente, buscou novas formas de tratamento dos distúrbios nervosos, as fobias, as neuroses e psicoses de seus pacientes. Estes elementos lhe forneceu os subsídios básicos para desenvolver descobertas que mudaram a forma de entender o ser humano e o seu mundo.

As ideias freudianas foram influenciadas pelas ideias filosóficas metafísicas de Herbart, um período paralelo com a evolução do método cientifico empírico, que enfatizava a experiência prática, mais firmado na observação do que na teoria.

Vale ressaltar que essa busca empírica por entender o funcionamento da vida psíquica levou Freud a escrever uma série de textos. Livros e artigos, resultado de sua investigação detalhada e cuidadosa de casos reais de muitos de seus pacientes. Entre outros:

  • A Interpretação dos Sonhos.
  • A Psicopatologia da Vida Cotidiana
  • O Mal Estar da Civilização
  • Reflexões para o Tempo de Guerra e Morte.
  • Outros

A Psicanálise é um método de investigação científica e um processo metodológico, um modo interpretativo, que segundo Bock – “Busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres...”

Freud com o seu método psicanalítico abriu um caminho largo e seguro para a investigação do profundo de cada pessoa, como ao mesmo tempo um o ser humano tão desenvolvido tecnologicamente é ao mesmo tempo dirigidos por forças que o levam a comportamentos inadequados e estranhos.

Desenvolveu-se a partir do trabalho de Freud a Psicanálise Profissional, que é uma forma de tratamento, quando aplicada pelo profissional que buscar levar o paciente ao autoconhecimento, eliminado o desconforto psíquico e suas manifestações somáticas.

Ainda, criou-se a Psicanálise Social, que pretende entender certos fenômenos sociais como o crescimento da violência, disputas mesquinhas, hedonismo exagerado, individualismo e egoísmo de múltiplas formas.

Antes de criar a psicanálise Freud usou o método da hipnose que aprendeu com Josef Braeur, porém, este método revelou-se ineficiente pois, nem todos os pacientes se deixavam hipnotizar.

Freud criou a técnica da concentração, recurso que se revelou eficaz para estimular o paciente a rememorar, relembrar situações do passado, por meio da conversão formal dirigida pelo profissional. Esse processo tinha a intenção de inibir as resistências da memória e trazer à consciência fatos esquecidos, tanto bons como ruins.

Posteriormente deixou a conversação dirigida e optou pela fala livre do paciente, como meio para a rememoração e o autoconhecimento, desenvolveu assim uma técnica que é referência no tratamento analítico. Descobriu o inconsciente.

Assim estabeleceu: Consciente, Inconsciente e Sublimação.

Alguns pacientes encontravam uma certa resistência para falar de certos assuntos, que os deixavam embaraçados e retraídos com o conteúdo lembrado, pensamentos ou imagens que surgiam em suas mentes. Havia uma força contraria que tentava impedir tais fatos ou pensamentos, a partir desta evidencia, Freud descobriu dois elementos que atuavam no esquecimento: O Primeiro chamou de “Resistência” e o segundo chamou de “Repressão”.

Para Freud há três instancias psíquicas que formam o aparelho psíquico: Inconsciente, Pré-Consciente e Consciente.

Mais tarde, entre 1920 e 1923, Freud formulou uma segunda teoria ao afirmar que o aparelho psíquico é composto de três elementos especiais, introduziu os conceitos de Id, Ego e Superego.

No Inconsciente do ser humano existe uma força interna que conspira para que os desejos sejam realizados sem que existam qualquer sentimento de culpa, de desprazer, Freud chamou tal sentimento de “mecanismo de defesa”, busca diminuir o conflito, negando ou falsificando a realidade. Na psicanálise estes mecanismos procuram defender o autoconceito da pessoa, podendo provocar um desenvolvimento doentio da personalidade.

Entre os mecanismos de defesa mais estudados por Freud está o processo da “Sublimação”. Esse é um instinto ou pulsão forte que leva à transformação de impulsos indesejados em algo menos danoso e mais aceitável pela sociedade.

A Sublimação transforma possíveis atos violentos, agressivos ou repulsivos que não podem ser expressos de forma direta, em ações ou atitudes aceitáveis pela sociedade. Pode se sublimar atos indesejáveis em transforma-los em atividades intelectuais, artísticas, religiosas, que venham a ser um benefício para a sociedade em vez de prejudicá-la.

A Psicanálise é uma teoria social, desenvolvida por Sigmund Freud, que procurou dar soluções para os problemas psíquicos das pessoas do seu tempo, circunstâncias agravadas pelo contexto histórico social, político, religioso, econômicos e culturais emergentes.

Freud procurou entender o seu mundo a partir da compreensão do ser humano, seu íntimo e o seu inconsciente. Para a psicanálise o ser humano mais consciente de si mesmo tem mais facilidade de lidar com as ausências. Para Boch et al (2002, p. 80), a finalidade da psicanálise é: “criar mecanismos de superação das dificuldades, dos conflitos e dos submetimentos em direção a uma produção humana mais autônoma, criativa e gratificante de cada indivíduo, dos grupos e das instituições”

Freud influenciou de uma forma tremenda e muito importante os conceitos e pensamentos da sociedade contemporânea e a cultura ao descobrir o “inconsciente” e elaborar conceitos e princípios até então desconhecidos da medicina, filosofia e ciência. Freud ofereceu uma grande contribuição às ciências, à arte, à literatura e à cultura em geral, criando uma nova compreensão do ser humano a partir da descoberta do inconsciente.