Síntese do Conceito do Eu e da Personalidade na Perspectiva Psicanalítica
Citação de Vânia Carla Quinto em agosto 28, 2024, 6:51 pmO uso excessivo da palavra "eu" pode indicar um individualismo marcado, onde a pessoa se fecha em si mesma e não considera o outro. Colocar limites no ego demonstra inteligência emocional, essencial para construir relações baseadas na igualdade.
Na psicanálise de Freud, o "Eu" (ego) é a parte da personalidade que lida com a realidade, mediando entre os desejos do "id" e as normas do "superego". O ego busca satisfazer os impulsos de forma lógica e realista, mantendo o equilíbrio entre as pulsões inconscientes e as expectativas do mundo externo.
O uso excessivo da palavra "eu" pode indicar um individualismo marcado, onde a pessoa se fecha em si mesma e não considera o outro. Colocar limites no ego demonstra inteligência emocional, essencial para construir relações baseadas na igualdade.
Na psicanálise de Freud, o "Eu" (ego) é a parte da personalidade que lida com a realidade, mediando entre os desejos do "id" e as normas do "superego". O ego busca satisfazer os impulsos de forma lógica e realista, mantendo o equilíbrio entre as pulsões inconscientes e as expectativas do mundo externo.