Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Sintomas da Origem

De acordo ao material estudado, o Behaviorismo é uma forma de ciência humana com pretensão de ser exata, ou seja, remediada por fórmulas químicas a partir de formulários numéricos que levem ao diagnóstico e consquente prescrição - o que é, indiscutivelmente, interessante ao mercado farmacêutico e ao sistema psiquiátrico. Diante uma geração imediatista e rotulista - embora militante quanto ao direito do exercício da diversidade dentro de uma gama vigente-, apresentar-se já não como indivíduo introspectivo, senão sujeito portador de tal ou qual grau dessa ou aquela descapacidade funcional, abre espaço a um acordo simplista entre o um e os demais num espaço social cada vez mais complexizado e complexizante.

Por outro lado, Lacan aborda -seguindo a linha de Freud- a busca por novas perguntas em prol de respostas sobre a origem dos sintomas, acrescentando que a história vivida pelo paciente deve direcionar o rastreamento das pulsões de morte, assim como de objetos simbólicos de transferência presentes na repetição de psicodramas autodestrutivos. Todo esse processo sendo possível através de um sistema de linguagem.

Por fim, Klein, vai direto na ferida, o ponto em que os traumas surgem e se enraizam, tanto por fatos fatos vividos quanto significados pelo ego em processo de 'construção': a infância. Sendo assim, como tratar infantes cujo imaginário esteja ainda em formação, em convívio com os tutores que lhe servem e servirão, em retrospectiva, de parâmetro para futuras relações íntimas, sociais, afetivas..., tanto positivo quanto negativamente ou, em termos psicanalícos, em pulsões de vida e de morte? Como cicatrizar a ferida ao mesmo tempo em que essa está se abrindo ou sendo retocada pelos laços mais significantes do sujeito em individuação?