Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Sobre a constituição do Eu

Como vimos nesse módulo sobre a constituição da personalidade e o Eu, percebemos principalmente como são adquiridas essas estruturas no início da vida, quando o bebê confunde seus afetos com o que poderia ser a sua personalidade (como já havia dito em outros tópicos do fórum, num outro módulo, como essa identificação acontece pelo fato de sua vulnerabilidade e necessidades básicas). Após a descoberta da imagem pessoal no estádio do espelho e também com o início do eu narciso, podemos observar a estruturação da personalidade de acordo com o ambiente.

O Eu advém do id ao nascimento e após o estabelecimento da personalidade, ao efeito disso, se constitui o ego e superego (já comentado também no outro módulo). Neste módulo, podemos ver um pouco mais aprofundado sobre essas instâncias e como elas agem em sistematização com o ego.

No artigo, foi observado algumas semelhanças com a teoria neurológica de Damásio sobre a Self e Protoself, e suas diferenças com a metapsicologia de Freud em torno da constituição do Eu, podendo destacar o corpo como o objeto em semelhança com as tais teorias, por ser este, um determinante para a estruturação da personalidade.