Sobre a Origem da Psicanálise
Citação de RenataGhaname em dezembro 16, 2022, 12:13 amQuanto mais eu leio e escuto sobre psicanálise, sobre Freud e seus estudos e conclusões mais eu fico impressionada e completamente apaixonada pelo funcionamento da mente humana e pela forma como ela influencia todos os nossos comportamentos e reações diante dos fatos que ocorrem em nossas vidas. Tudo o que vivemos fica armazenado em algum lugar desconhecido, chamado inconsciente que eu sempre imagino como sendo uma gavetinha de um armário empoeirado no quartinho cheio de entulhos na frente.
E tudo o que está nessa gaveta, nesse armário difícil de acessar influencia cada uma das nossas reações diante de fatos corriqueiros e situações repetitivas que acontecem durante a nossa jornada. Agimos e reagimos diante das situações propostas pela vida sem que nós tenhamos a menor noção do por quê.
E é somente através da busca, do autoconhecimento, do esforço de alcançar esse armário, abrir, limpar as gavetas, trazer o que está no inconsciente para a consciência e que nós podemos conseguir perceber melhor as coisas ao nosso redor e mudar nossa forma de agir e reagir, saindo dos padrões de repetições.
A mente humana é realmente muito incrível!
Quanto mais eu leio e escuto sobre psicanálise, sobre Freud e seus estudos e conclusões mais eu fico impressionada e completamente apaixonada pelo funcionamento da mente humana e pela forma como ela influencia todos os nossos comportamentos e reações diante dos fatos que ocorrem em nossas vidas. Tudo o que vivemos fica armazenado em algum lugar desconhecido, chamado inconsciente que eu sempre imagino como sendo uma gavetinha de um armário empoeirado no quartinho cheio de entulhos na frente.
E tudo o que está nessa gaveta, nesse armário difícil de acessar influencia cada uma das nossas reações diante de fatos corriqueiros e situações repetitivas que acontecem durante a nossa jornada. Agimos e reagimos diante das situações propostas pela vida sem que nós tenhamos a menor noção do por quê.
E é somente através da busca, do autoconhecimento, do esforço de alcançar esse armário, abrir, limpar as gavetas, trazer o que está no inconsciente para a consciência e que nós podemos conseguir perceber melhor as coisas ao nosso redor e mudar nossa forma de agir e reagir, saindo dos padrões de repetições.
A mente humana é realmente muito incrível!
Citação de Benedito Henrique dos Santos em dezembro 27, 2022, 7:40 pmA nossa missão como Psicanalista é ajudar o paciente abrir esta caixinha.
A nossa missão como Psicanalista é ajudar o paciente abrir esta caixinha.