Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Sobre a Origem da Psicanálise

Sigmund Freud, nascido em maio de 1856 em Freiberg, foi um médico neurologista, notadamente reconhecido como o pai da psicanálise.  Nascido em uma família judaicade classe média, teve sua formação médica profundamente influenciada pelo pensamento científico do século XIX, a qual enfatizava a observação empírica e a fisiologia humana. Contudo, Freud foi além das fronteiras convencionais da medicina de sua época: inspirado por mestres como J.M. Charcot, seu colega em Paris, dedicou-se a estudar as causas psicológicas das neuroses, as quais naquele tempo, eram vistas como puramente fisiológicas.  O tratamento de uma paciente de Josef Breuer, colaborador de Freud, chamada Bertha Pappenhein, que sofria de diversos sintomas psicossomáticos, foi de grande influência para que Freud desenvolvesse suas idéias e, portato de grande contribuição para o nascimento da psicanálise. Foi a partir disso que Freud notou que distúrbios mentais estariam relacionados com conflitos emocionais e experiências reprimidas e, percebeu que a fala é uma poderosa ferramenta que pode ser usada em ambiente terapêutico para trazer a luz informações do inconsciente para que então seja possível buscar soluções para resolver os conflitos internos.

Portanto, a noção de inconsciente é peça chave dentro da teoria psicanalítica de Freud. De acordo com ela, a mente humana é composta pelas camadas Inconsciente, Pré-Consciente e Consciente (em sua Primeira Tópica) e, em seguida, de acordo com a Segunda Tópica, em três instâncias psíquicas:  O Id, que consiste na parte primitiva e instintiva da mente; Ego, que corresponde a parte consciente e racional da mente, que faz a mediação entre o inconsciente e o mundo externo; Superego, que se liga a parte moral da mente.

Freud também verificou os sonhos como importantes ferramentas para desvelar informações inconscientes e, identificou mecanismos de defesa da mente, dentre os quais estão a Sublimação. Esse mecanismo tem a função de canalizar impulsos indesejáveis para atividades socialmente aceitáveis e construtivas.

A psicanálise criada por Freud influenciou ampla gama de disciplinas desde a antropologia, literatura, até a crítica cultural. Ele foi pioneiro em perceber que o inconsciente molda o comportamento individual e, consequentemente, influencia a cultura, religiões e instituições sociais. Atualmente a psicanálise continua a ser muito influente na psicologia e na cultura, e continua a evoluir incorporando novas abordagens, como a neurociência e psicologia relacional. Seu impacto é notável, não apenas na psicologia clínica, mas também na literatura, cinema e até mesmo no cotidiano popular  – no qual expressões como “complexo de Edipo”, “Inconsciente” e “repressão” estão presentes no vocabulário das pessoas.