Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Sobre a psicanálise e a teoria freudiana

Na teoria freudiana, existe o grande "insight" em reconhecer a existência do nosso "eu inconsciente", um desdobramento até então desconhecido da nossa personalidade, aparentemente formal, social e conveniente. Como um "outro indivíduo" (eu) que habita em nós e é responsável por desvios e pontos obscuros, frutos da nossa vivência e das nossas experiências mal resolvidas. Uma espécie de ser dentro do nosso ser... Algo, que pode nos levar a encontrar e a reconhecer episódios responsáveis pelos nossos desaires, problemas e frustrações. Uma experiência capaz de nos proporcionar uma viagem inusitada dentro de nós, através de labirintos e caminhos desconhecidos, até podermos encontrar saídas para a nossa angústia e sofrimento. E também, para que possamos achar a forma de transformar, muitas vezes, impulsos negativos, pesados e socialmente reprováveis, em algo que gere uma energia destinada à nossa satisfação e ao bem social (sublimação).

Edileusa Vale has reacted to this post.
Edileusa Vale

O reconhecimento do "eu inconsciente" é a chave para desvendar os mistérios da nossa mente. Concordo que é o grande "insight", pois sem esse reconhecimento, nenhum indivíduo avança no seu tratamento. Na análise psicanalítica o sujeito passa a entender movimentos em pontos obscuros que não tinham razão de ser. Ou não se sentia autor(consciente) da ação. Mergulhar no nosso inconsciente é uma viagem a um labirinto desconhecidos. A Psicanálise traz essa possibilidade do autoconhecimento e de atitudes mais assertivas.