Sobre a psicanalise em contexto pratico social
Citação de Wichilly Dammilly Luna Carvalho em agosto 9, 2022, 3:02 pmSobre a psicanalise em contexto pratico social
A primeira ação é a busca por compreensão da história, contexto e subjetividade do adolescente. Para tanto é preciso oferecer um espaço de escuta livre, no qual a partir desse esculta possa se conhecer a subjetividade e explorar os desejos do adolescente. Somente conhecendo sua história, seus interesses, seus desejos se pode de maneira efetiva e singular pensar em alternativas para ajudá-lo na sublimação dos conteúdos e expressões da agressiva até aqui manifestos.
Em um segundo momento é valido conhecer a família e sendo possível também oferecer um espaço de escuta e colhimento.
Só então, a partir da fala, da escuta do paciente e da sua família pode-se programar com base em seu desejo o envolvimento do adolescente em contextos socioafetivos e educacionais mais interativos, tais como: O esporte, a arte, a dança, o convite para o sujeito exercer uma posição de colaboração e ajudar com o aprendizado dos demais alunos em sala de aula (papel social de colaborador/monitor), dentre outras possibilidades que permitissem ao adolescente transferir parte dos seus impulsos energéticos e de conteúdos agressivos para alívios e contextos pessoais e sociais mais saudáveis e auto preservativos.
Sobre a psicanalise em contexto pratico social
A primeira ação é a busca por compreensão da história, contexto e subjetividade do adolescente. Para tanto é preciso oferecer um espaço de escuta livre, no qual a partir desse esculta possa se conhecer a subjetividade e explorar os desejos do adolescente. Somente conhecendo sua história, seus interesses, seus desejos se pode de maneira efetiva e singular pensar em alternativas para ajudá-lo na sublimação dos conteúdos e expressões da agressiva até aqui manifestos.
Em um segundo momento é valido conhecer a família e sendo possível também oferecer um espaço de escuta e colhimento.
Só então, a partir da fala, da escuta do paciente e da sua família pode-se programar com base em seu desejo o envolvimento do adolescente em contextos socioafetivos e educacionais mais interativos, tais como: O esporte, a arte, a dança, o convite para o sujeito exercer uma posição de colaboração e ajudar com o aprendizado dos demais alunos em sala de aula (papel social de colaborador/monitor), dentre outras possibilidades que permitissem ao adolescente transferir parte dos seus impulsos energéticos e de conteúdos agressivos para alívios e contextos pessoais e sociais mais saudáveis e auto preservativos.