sobre o conceito do eu e da personalidade
Citação de Paloma Maria Duarte Pinto em janeiro 30, 2025, 3:47 pmO conceito está relacionado com a identidade e individualidade de uma pessoa. O eu é a parte do indivíduo que pensa, age e é consciente. A personalidade é o conjunto de características que torna cada pessoa única.
O conceito está relacionado com a identidade e individualidade de uma pessoa. O eu é a parte do indivíduo que pensa, age e é consciente. A personalidade é o conjunto de características que torna cada pessoa única.
Citação de Edilaine Aparecida Trindade em fevereiro 4, 2025, 9:20 pmO conceito de "eu" e "personalidade" são fundamentais na psicologia, mas tratam de aspectos distintos da experiência humana. Esses conceitos, embora distintos, estão interligados, uma vez que a percepção do "eu" pode influenciar a personalidade e vice-versa. São estudados em conjunto para compreender melhor o comportamento humano e a identidade.
O "eu" refere-se à consciência que uma pessoa tem de si mesma. É a subjetividade, a percepção interna individual de quem elas são.
Envolve a autoimagem, autoestima e a identidade pessoal, enfim, como percebemos nossa própria existência e realidade. Está mais relacionado à autoconsciência e à reflexão interna.
A “Personalidade” refere-se aos padrões de pensamentos, emoções e comportamentos que caracterizam um indivíduo ao longo do tempo e em diferentes situações. É formada por traços estáveis e duradouros que podem predizer como uma pessoa agirá. Está voltada para como o indivíduo se comporta e interage com o mundo externo. Além de envolver fatores ambientais e hereditários.
Ou seja, o “eu” foca mais no aspecto interno e subjetivo da identidade e pode ser mais fluido e sujeito a mudanças ao longo do tempo e das experiências. A “Personalidade” está associada a características externas e observáveis e tende a ter traços mais estáveis.
O conceito de "eu" e "personalidade" são fundamentais na psicologia, mas tratam de aspectos distintos da experiência humana. Esses conceitos, embora distintos, estão interligados, uma vez que a percepção do "eu" pode influenciar a personalidade e vice-versa. São estudados em conjunto para compreender melhor o comportamento humano e a identidade.
O "eu" refere-se à consciência que uma pessoa tem de si mesma. É a subjetividade, a percepção interna individual de quem elas são.
Envolve a autoimagem, autoestima e a identidade pessoal, enfim, como percebemos nossa própria existência e realidade. Está mais relacionado à autoconsciência e à reflexão interna.
A “Personalidade” refere-se aos padrões de pensamentos, emoções e comportamentos que caracterizam um indivíduo ao longo do tempo e em diferentes situações. É formada por traços estáveis e duradouros que podem predizer como uma pessoa agirá. Está voltada para como o indivíduo se comporta e interage com o mundo externo. Além de envolver fatores ambientais e hereditários.
Ou seja, o “eu” foca mais no aspecto interno e subjetivo da identidade e pode ser mais fluido e sujeito a mudanças ao longo do tempo e das experiências. A “Personalidade” está associada a características externas e observáveis e tende a ter traços mais estáveis.
Citação de CASTILHA em fevereiro 9, 2025, 1:56 amO Eu faz com que me identifico com minhas ações, meu dia a dia, a personalidade é aquilo que vou ser diante da realidade diária
O Eu faz com que me identifico com minhas ações, meu dia a dia, a personalidade é aquilo que vou ser diante da realidade diária
Citação de Juciene Bertoldo da Silva em fevereiro 10, 2025, 12:44 pmO Ego forma-se durante o desenvolvimento psíquico e molda-se nas experiências iniciais do indivíduo na infância. Além disso, Freud relaciona o Ego com o conceito de narcisismo primário, isto é, o período em que a libido ainda não está voltada para objetos externos nem midição, mas está envolvida consigo mesma. Como resultado, na esquizofrenia, frequente, a libido regride ao Ego primitivo, tornando-se prazer, o que leva ao desligamento da realidade e à liberação da fantasia.
O Ego forma-se durante o desenvolvimento psíquico e molda-se nas experiências iniciais do indivíduo na infância. Além disso, Freud relaciona o Ego com o conceito de narcisismo primário, isto é, o período em que a libido ainda não está voltada para objetos externos nem midição, mas está envolvida consigo mesma. Como resultado, na esquizofrenia, frequente, a libido regride ao Ego primitivo, tornando-se prazer, o que leva ao desligamento da realidade e à liberação da fantasia.
Citação de Andreia Estefane Horta Nogueira em fevereiro 17, 2025, 7:47 pmO Ego que é parte do id que foi modificado pela influência direta do mundo externo, por intermédio do sistema de percepção. Já a personalidade segunda a psicanálise e desenvolvida é constituída por três instâncias: id, ego e superego. Que é um conjunto de características que torna uma pessoa única e que são regidas pelas três instâncias id, ego e superego.
O Ego que é parte do id que foi modificado pela influência direta do mundo externo, por intermédio do sistema de percepção. Já a personalidade segunda a psicanálise e desenvolvida é constituída por três instâncias: id, ego e superego. Que é um conjunto de características que torna uma pessoa única e que são regidas pelas três instâncias id, ego e superego.