Sobre Psicanalise e Behaviorismo
Citação de Eliane Portes em julho 1, 2025, 8:08 pmEstudar psicanálise e behaviorismo me permitiu enxergar o ser humano por diferentes perspectivas. A psicanálise revelou a importância dos processos inconscientes e da história subjetiva, enquanto o behaviorismo destacou como o ambiente e os reforços moldam comportamentos. Percebi, por exemplo, que um sintoma infantil pode ser interpretado como expressão de um conflito psíquico (psicanálise) ou como resultado de um reforço inadequado (behaviorismo). Ambas abordagens ampliam minha compreensão clínica e me ajudam a pensar intervenções mais integradas.
Estudar psicanálise e behaviorismo me permitiu enxergar o ser humano por diferentes perspectivas. A psicanálise revelou a importância dos processos inconscientes e da história subjetiva, enquanto o behaviorismo destacou como o ambiente e os reforços moldam comportamentos. Percebi, por exemplo, que um sintoma infantil pode ser interpretado como expressão de um conflito psíquico (psicanálise) ou como resultado de um reforço inadequado (behaviorismo). Ambas abordagens ampliam minha compreensão clínica e me ajudam a pensar intervenções mais integradas.