Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Somos atravessados pelo outro

Ao que se refere a Lacan, em seu Estádio do Espelho,  e em Freud, em seu EU corporal, o Outro simboliza por vezes o antagônico, e por vezes um ideal. Podemos com isso concluir que o outro sempre fará parte de nosso ser, e em seu conjunto social, o modelador de nossa personalidade. Na dialética com o outro nasce o EU, e nas pulsões capturamos a imagem do outro como o ideal do EU. Contudo, o EU traz em seu desenvolvimento a ordem dialética que sempre envolverá ele e o outro. No texto, O Espelho de Machado de Assis, este aspecto é trabalhado majestosamente pelo autor, onde a solidão e a perda da referencia do Outro causa no EU a *despersonificação  do sujeito. Portanto, a presença do Outro, tanto na memoria quanto fisicamente é para nós, de certa forma uma bússola que nos indica o caminho a ser seguido. Conseguintemente, os Laços, são de suma importância em nossa existência.

" Não poucas coisas são assunto de debate sobre a amizade. Algumas a definem como uma espécie de afinidade e dizem que afins são amigas, de onde vêm os aforismos " igual com igual", "pássaros da mesma pena voam juntos" etc; outros, ao contrario, dizem " dois de um mesmo ofício nunca entram em acordo". e investigam essa questão procurando causas mais profundas e mais físicas; Eurípides diz que " a terra seca ama a chuva, e o céu imponente, quando cheio de chuva, adora cair sobre a terra"; e afirma Heráclito: " o que se opõe é o que ajuda" e " de diferentes tons vem a melodia mais bela", e ainda: " todas as coisas são produzidas por meio de luta"... ( Aristóteles , Ética a Nicômaco. Principis, 2021. p 182, )

*PSICOPATOLOGIA
processo psíquico no qual surge a impressão de que se é estranho a si mesmo, de que o sentir e o agir carecem de participação ativa, efetuando-se de modo quase automático; ocorre tb. a sensação de que o corpo ou algumas de suas partes não formam uma unidade [Esp. presente na esquizofrenia.]

Dicionário definições de Oxford Languages

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱